terça-feira, 18 de outubro de 2016

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR


26/09/2016



O tempo escolar ao longo dos tempos foi se modificando. Cada escola deve levar em consideração a realidade, a região e a estrutura de cada instituição e dos alunos.
Enguita (1989) diz:
A sucessão de períodos muito breves – sempre de menos de uma hora – dedicados a matérias muito diferentes entre si, sem necessidade de sequência lógica entre elas, sem atender à melhor ou à pior adequação de seu conteúdo a períodos mais longos ou mais curtos e sem prestar nenhuma atenção à cadência do interesse e do trabalho dos estudantes; em suma, a organização habitual do horário escolar ensina ao estudante que o importante não é a qualidade precisa de seu trabalho, a que o dedica, mas sua duração. A escola é o primeiro cenário em que a criança e o jovem presenciam, aceitam e sofrem a redução de seu trabalho a trabalho abstrato. (ENGUITA, 1989, p.180)

Levando em consideração as adversidades de cada região, é preciso focar e reformular a forma em que o tempo escolar é organizado, para melhorar a qualidade do trabalho pedagógico. O professor é tem papel principal nessa organização de tempo escolar. Muitas vezes é necessário mudar seu planejamento inicial em função de interesse da turma sobre alguma descoberta, ou pesquisa que desperte o interesse da turma.
Como citei, anteriormente, a imagem da escola, do passado, onde a maioria dos alunos com uma faixa etária semelhante frequentavam um espaço projetado para cumprir a função de ensinar os conteúdos propostos, não é a imagem da realidade que se conhece hoje, é preciso se adaptar aos novos tempos e ao público alvo, os alunos.

http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacao-escolar/organizacao-tempo-escolar.htm

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Perder o medo de escrever
05/09/2016


Ao refletir sobre a escrita em sua relação com o sujeito, podemos considerara que o sentimento é fundamental para a escrita. Quando nos expressamos com o coração conseguimos atingir um público maior.
Um dos maiores medos de quem escreve é abrir o editor de texto e permanecer por vários minutos com a tela branca aberta, observando este intermitente caractere, e quem não teve esse medo ainda? O ideal para começar a escrever.

Escreva o que vier e mente para “tirar o bloqueio”, sem o compromisso de que essa primeira versão seja a definitiva, pois não será. Ler e ir arrumando as lacunas, o que não ficou bem, esse é um dos primeiros passos para começar a se soltar com a escrita.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Ser autor exige pensar no enredo e na estrutura do texto
01/08/2016

Começamos o 2º semestre 2016 com o foco no desenvolvimento da escrita no Blog. Quando escrevemos, mesmo que isso nos cause uma certa insegurança, percebo  que já estamos ficando mais confiantes, deixando os medos de lado.
Para convencer o outro de que a nossa posição sobre um assunto é razoável, necessitamos muito mais do que emitir uma opinião pessoal. É preciso justificar, reunir dados ou exemplos que tenham credibilidade, ou seja, apresentar uma série de evidências que deem sustentação aos argumentos elaborados. Também é importante cuidar a parte ortográfica do texto.
“Escrever é (...)”‘se mostrar”, se expor, fazer aparecer seu próprio rosto perto do outro, (...) ao mesmo tempo um olhar que se lança sobre o destinatário (...) e uma maneira de se oferecer ao seu olhar através do que é dito sobre si mesmo” (Foucault).