segunda-feira, 27 de agosto de 2018


EDUCAÇÃO INFANTIL

Na próxima semana começará meu estágio. O estágio será em uma turma de jardim B. Neste primeiro momento vamos verificar o contexto dos alunos e observar a forma como as crianças se relacionam entre si e se relacionam com os adultos com os quais convivem.
A Educação Infantil é um momento de preparação do indivíduo para compreensão de mundo participando e interagindo nas mudanças e transformações da sociedade. Portanto, é necessário observar que a sala de aula não deve ser entendida somente como um espaço físico determinado, deve ser um espaço onde professores e alunos desenvolvam atividades de ensino aprendizagem e também um lugar onde os alunos possam fazer trocas, trazer suas experiências vivenciadas em sua comunidade em seu cotidiano.
Segundo Vigotsky (1998), o convívio social e cultural entre os pares da mesma faixa etária e adultos do mesmo grupo ao qual pertence a criança, contribui de forma relevante para seu desenvolvimento e aprendizagem. Então o espaço da educação infantil deve ser privilegiado, devemos proporcionar experiências lúdicas para as crianças visando sua formação através do uso de múltiplas linguagens, criadas através do convívio social e suas experiências culturais.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.



segunda-feira, 20 de agosto de 2018


ETAPA FINAL
Estamos entrando no 8º semestre, este semestre será dedicado a realização do estágio obrigatório. Não podemos deixar de demonstrar nossa ansiedade. Apesar de já sermos professores e estar atuando, ou não no momento. A realização do estágio representa   um desafio.
Para fazer o estágio é preciso programar as atividades, fazer o planejamento de maneira que não se distancie da realidade dos alunos. Segundo Freire (1997) é na formação do professor que devemos exercitar a reflexão crítica sobre a prática. “É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática” (p.43/4).
O estágio representa uma oportunidade de refletir sobre a teoria, muitas de nós, já professoras há muitos anos, não fazemos mais a reflexão necessária para alcançar os objetivos da educação, sendo que o principal é trabalhar para a construção do conhecimento. Então esse é o momento de conciliar teoria e prática, tendo como objetivo “formar um educador como profissional competente técnico, científico, pedagógico e politicamente, cujo compromisso é com os interesses da maioria da população” (PIMENTA, 2001,p.73).

Referências:
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
 PIMENTA, S.G. (org.). O estágio e a docência. São Paulo: Cortez, 2004.