terça-feira, 17 de maio de 2016

A importância do brincar
 A criança não é nem antiga nem moderna, não está nem antes nem depois, mas agora, atual, presente. Seu tempo não é linear, nem evolutivo, nem genético, nem dialético, nem sequer narrativo. A criança é um presente inatual, intempestivo, uma figura do acontecimento. E só a atenção ao acontecimento, como o incompreensível e o imprevisível, pode levar a pensar uma temporalidade descontínua.
(Larrosa, 2001, p. 284)
As crianças são essa descontinuidade. O tempo delas é o agora. Temos que aproveitar o presente e explorar esse momento. O aprendizado acontece naturalmente quando exploramos as brincadeiras e jogos.
Na cadeira de ludicidade, através de leituras, vídeos e trabalhos estamos  retomando a importância do brincar, falo retomando, porque todas nós professoras sabemos o quanto é essencial a ludicidade para o aprendizado, porém algumas vezes nos acomodamos em nossa exposição de aulas e não brincamos mais com os alunos. É de extrema importância a brincadeira para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo da criança, pois é através dela que a criança consegue expressar seus sentimentos em relação ao mundo social.  Todas as atividades que envolvem o brincar colaboram para o desenvolvimento dos alunos.
“A infância tem as suas maneiras próprias de ver, pensar e sentir. Nada mais insensato que pretender substitui-las pelas nossas.” ROUSSEAU 

http://www.ufrgs.br/arteversa/wordpress/

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