A importância do brincar
A criança não é nem antiga nem
moderna, não está nem antes nem depois, mas agora, atual, presente. Seu tempo
não é linear, nem evolutivo, nem genético, nem dialético, nem sequer narrativo.
A criança é um presente inatual, intempestivo, uma figura do acontecimento. E
só a atenção ao acontecimento, como o incompreensível e o imprevisível, pode
levar a pensar uma temporalidade descontínua.
(Larrosa, 2001, p. 284)
(Larrosa, 2001, p. 284)
As crianças são essa descontinuidade. O tempo delas
é o agora. Temos que aproveitar o presente e explorar esse momento. O
aprendizado acontece naturalmente quando exploramos as brincadeiras e jogos.
Na cadeira de ludicidade,
através de leituras, vídeos e trabalhos estamos
retomando a importância do brincar, falo retomando, porque todas nós
professoras sabemos o quanto é essencial a ludicidade para o aprendizado, porém
algumas vezes nos acomodamos em nossa exposição de aulas e não brincamos mais
com os alunos. É de extrema importância a brincadeira para o desenvolvimento
psicológico, social e cognitivo da criança, pois é através dela que a criança consegue
expressar seus sentimentos em relação ao mundo social. Todas as atividades que envolvem o brincar
colaboram para o desenvolvimento dos alunos.
“A infância tem as suas maneiras próprias de ver, pensar e
sentir. Nada mais insensato que pretender substitui-las pelas nossas.” ROUSSEAU
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