Entre muros da escola
O
filme nos mostra as desigualdades que os alunos vivem na sociedade, afastando
eles cada vez mais do conteúdo a ser aprendido. Não há nenhum conhecimento que
não tenha sido construído por uma necessidade humana. Dessa forma, todo ser
humano é capaz de aprender mesmo os conhecimentos mais abstratos, desde que as
experiências sociais sejam organizadas na escola de forma que respeite o aluno e suas experiências reais. Para isso é necessário
que o professor resgate todas as fontes históricas informativas de épocas, da escola,
do bairro, a carga cultural que os alunos trazem consigo para produzir um
interesse no aprendizado.
A escola não pode ser uma instituição transformadora
dentro de uma sociedade conservadora. O esforço individual não é suficiente
para lutar contra uma estrutura que elimina e exclui. No entanto, a
conscientização desses problemas pode tirar professores e alunos de lados
opostos, levando a uma luta coletiva para a transformação da educação escolar e
da sociedade. No filme observamos o choque cultural e o desinteresse dos
professores. Percebe-se que por mais boa vontade que os professores tenham,
acabam perdendo a paciência e entrando em conflito com os alunos que não acreditam
mais na escola e na capacidade aprender
os conteúdos.
Referências
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