segunda-feira, 9 de julho de 2018



            Ensinar em tempos tecnológicos

A tarefa de ensinar e aprender é um processo que envolve várias competências.  A forma tradicional de dar aula não chama mais a atenção do aluno. A relação pedagógica nos tempos de mídias móveis, precisa ser repensada, pois estamos diante de novos comportamentos dos estudantes e os professores precisam potencializar estes novos comportamentos em relação as mídias móveis, pois são instrumentos de alto poder para potencializar o aprendizado.
O vídeo Vaugham nos fala do ensino hibrido, que pretende ajudar o aluno a aprender a aprender. Através da integração do presencial e on line, pode-se desenvolver um ótimo trabalho, mesmo sendo bem difícil integrar esses dois ambientes, precisando os professores desenvolver essas competências, dominar os ambientes on line.
As inovações das formas de ensino e aprendizagem exigem posturas mais abertas, dialógicas e emancipatórias. É preciso descentralizar os saberes diante de uma escola mais aberta. Fazer uma mescla entre o ensino presencial e on line para maximização de recursos e ter ambientes de aprendizagem mais flexíveis. Professores precisam ter iniciativas para discutir o processo de informatização na educação, transformando a prática pedagógica e as dinâmicas de sala de aula. Os professores precisam se apropriar dos processos tecnológicos (híbridos, analógicos e digitais), o que requer novos estudos nessa temática. Nesse sentido, aprender e ensinar utilizando o aparato tecnológico requer a reflexão dos professores para assumirem um novo papel no processo de ensino aprendizagem, o que envolve uma mudança pessoal e cultural. Apesar de nos depararmos com alguns entraves, devido à falta de recursos, ainda assim acredito que o s professores podem desenvolve um bom trabalho com uso das tecnologias.
Cabe ao professor ter domínio das tecnologias para poder mediar junto com os alunos estes novos métodos de ensino aprendizagem, fazer uma abordagem que capacite os alunos a usar as tecnologias para o aprendizado, demonstrando conhecimento, critérios para disponibilizar os recursos e os materiais para os alunos.

REFERÊNCIA

AXT, M. A escola frente às tecnologias. Caderno Temático SMED: Multimeios e Informática Educativa, Porto Alegre, p. 35-38, 2002.Arquivo

Video do Prof. Norman Vaughan da universidade canadense Mount Royal: Sala de Aula Invertida e Ensino Hibrido na Cultura Digital