Ensinar em tempos tecnológicos
A tarefa de ensinar e aprender é um processo que envolve várias
competências. A forma tradicional de dar aula não chama mais a atenção do
aluno. A relação pedagógica nos tempos de mídias móveis, precisa ser repensada,
pois estamos diante de novos comportamentos dos estudantes e os professores
precisam potencializar estes novos comportamentos em relação as mídias móveis,
pois são instrumentos de alto poder para potencializar o aprendizado.
O vídeo Vaugham nos fala do ensino
hibrido, que pretende ajudar o aluno a aprender a aprender. Através da
integração do presencial e on line, pode-se desenvolver um ótimo trabalho,
mesmo sendo bem difícil integrar esses dois ambientes, precisando os
professores desenvolver essas competências, dominar os ambientes on line.
As inovações das formas de ensino e
aprendizagem exigem posturas mais abertas, dialógicas e emancipatórias. É
preciso descentralizar os saberes diante de uma escola mais aberta. Fazer uma
mescla entre o ensino presencial e on line para maximização de recursos e ter
ambientes de aprendizagem mais flexíveis. Professores precisam ter iniciativas
para discutir o processo de informatização na educação, transformando a prática
pedagógica e as dinâmicas de sala de aula. Os professores precisam se apropriar
dos processos tecnológicos (híbridos, analógicos e digitais), o que requer
novos estudos nessa temática. Nesse sentido, aprender e ensinar utilizando o
aparato tecnológico requer a reflexão dos professores para assumirem um novo
papel no processo de ensino aprendizagem, o que envolve uma mudança pessoal e
cultural. Apesar de nos depararmos com alguns entraves, devido à falta de
recursos, ainda assim acredito que o s professores podem desenvolve um bom
trabalho com uso das tecnologias.
Cabe ao professor ter domínio das tecnologias
para poder mediar junto com os alunos estes novos métodos de ensino
aprendizagem, fazer uma abordagem que capacite os alunos a usar as tecnologias
para o aprendizado, demonstrando conhecimento, critérios para disponibilizar os
recursos e os materiais para os alunos.
REFERÊNCIA
AXT, M. A
escola frente às tecnologias. Caderno Temático SMED: Multimeios e Informática
Educativa, Porto Alegre, p. 35-38, 2002.Arquivo
Video do Prof.
Norman Vaughan da universidade canadense Mount Royal: Sala de Aula Invertida e
Ensino Hibrido na Cultura Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário