terça-feira, 18 de outubro de 2016

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR


26/09/2016



O tempo escolar ao longo dos tempos foi se modificando. Cada escola deve levar em consideração a realidade, a região e a estrutura de cada instituição e dos alunos.
Enguita (1989) diz:
A sucessão de períodos muito breves – sempre de menos de uma hora – dedicados a matérias muito diferentes entre si, sem necessidade de sequência lógica entre elas, sem atender à melhor ou à pior adequação de seu conteúdo a períodos mais longos ou mais curtos e sem prestar nenhuma atenção à cadência do interesse e do trabalho dos estudantes; em suma, a organização habitual do horário escolar ensina ao estudante que o importante não é a qualidade precisa de seu trabalho, a que o dedica, mas sua duração. A escola é o primeiro cenário em que a criança e o jovem presenciam, aceitam e sofrem a redução de seu trabalho a trabalho abstrato. (ENGUITA, 1989, p.180)

Levando em consideração as adversidades de cada região, é preciso focar e reformular a forma em que o tempo escolar é organizado, para melhorar a qualidade do trabalho pedagógico. O professor é tem papel principal nessa organização de tempo escolar. Muitas vezes é necessário mudar seu planejamento inicial em função de interesse da turma sobre alguma descoberta, ou pesquisa que desperte o interesse da turma.
Como citei, anteriormente, a imagem da escola, do passado, onde a maioria dos alunos com uma faixa etária semelhante frequentavam um espaço projetado para cumprir a função de ensinar os conteúdos propostos, não é a imagem da realidade que se conhece hoje, é preciso se adaptar aos novos tempos e ao público alvo, os alunos.

http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacao-escolar/organizacao-tempo-escolar.htm

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