quarta-feira, 6 de setembro de 2017

O Amor não tem cor
04/09/2017

A importância de trabalharas questões raciais com os alunos
O processo de educação acontece o tempo inteiro, por isso trazer para os alunos a história, contextualiza as datas comemorativas mostrando a importância de lembrarmo-nos desta data em nosso calendário.
Os especialistas ressaltam que o objetivo do professor não deve ser desprezar um determinado tipo de cultura ou dizer que uma é melhor do que outra. "Cabe à escola dar oportunidade para todos conhecerem a cultura afro e entenderem que ela faz parte da cultura brasileira", diz Waldete Tristão Farias Oliveira, coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil Jardim Panamericano e formadora de professores em questões raciais.
O racismo e as práticas discriminatórias disseminadas no cotidiano brasileiro não representam simplesmente uma herança do passado. O racismo vem sendo recriado e realimentado ao longo de toda a nossa história. Seria impraticável desvincular as desigualdades observadas atualmente dos quase quatro séculos de escravismo que a geração atual herdou (BRASIL, 2001).
É por isso que o combate a todas as formas de preconceito deve ser prioridade no ambiente escolar. "O sucesso escolar está ligado a uma boa formação. E esse sucesso depende muito da relação que a criança tem com a escola", destaca o sociólogo Valter Roberto Silvério, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Trabalhar o dia da consciência negra no calendário, não somente no dia 20 de novembro, mas as relações raciais e o respeito a diversidade devem estra presentes no dia a dia, em todos os momentos na sala de aula.
 AMARAL Rita. Educar para igualdade ou para a diversidade? A socialização e a valorização da negritude em famílias negras. In: Os urbanistas. Antropologia Urbana. 2001. Disponível em: www.aguaforte.com/antropologia/esucarparaque.html).
Educação como Prática da Diferença, Anete Abramowicz, Lucia Maria de Assunção Barbosa e Valter Roberto Silvério, 184 págs., Armazém do Ipê, tel. (19) 3289-5930, 33 reais 
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Africana. Parecer CNE/CP 3/2004, de 10 de março de 2004. ______. Res

https://novaescola.org.br/conteudo/130/como-trabalhar-as-relacoes-raciais-na-pre-escola


terça-feira, 29 de agosto de 2017

Diversidade
29/08/2017

O que é Diversidade:


 Diversidade significa variedade, pluralidade, diferença. É um substantivo feminino que caracteriza tudo que é diverso, que tem multiplicidade.
Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc.

Diversidade cultural

A diversidade cultural são os múltiplos elementos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a religião, os costumes, a organização familiar, a política, entre outros, que reúnem as características próprias de um grupo humano em um determinado território.

Diversidade biológica

A diversidade biológica ou biodiversidade é a grande variedade de organismos vivos que compreende a fauna, a flora e os micro-organismos da face da Terra. A Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Pantanal abrigam a maior biodiversidade do nosso planeta.

Diversidade étnica

Diversidade étnica é a união de vários povos numa mesma sociedade. Etnia é um grupo de indivíduos que possuem afinidades de origem, história, idioma religião e cultura, independente do país em que se encontrem.
O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta da miscigenação de vários povos que juntos formaram uma nova identidade cultural.
Nosso primeiro encontro com a interdisciplina  Questões Étnico-Raciais na Educação, Sociologia e História levantamos algumas questões sobre diversidade. Ao longo do semestre estaremos discutindo, dividindo nossas experiências vividas e refletindo sobre o tema diversidade.

Fonte: https://www.significados.com.br/diversidade/


Início de Semestre
21/08/2017



Recomeço de mais um semestre, reencontrar as colegas e professoras nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, uma nova etapa que inicia, novos desafios, a cada encontro novas descobertas, trocas com as colegas e professores. Seguimos nossa caminhada, com a certeza que sairemos melhores do que entramos.

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Fatores Intra e Extra Escolares

A educação sofre com fatores que podemos chamar de intra e extraescolares. Os fatores intra escolares são aqueles que estão ligados diretamente com a prática escolar, que influenciam o bom desempenho dos alunos, são diretamente ligados aos alunos, prática dos professores, metodologia utilizada, recursos disponíveis na escola.
Fatores extraescolares são aqueles que tem a ver com a realidade socioeconômicas da comunidade, em geral, influenciam no andamento da escola e dos alunos, ou seja o meio familiar e sócio cultural o qual o aluno está inserido, aspectos financeiros, políticas públicas.

Segundo Dourado (2006d, p. 282-283), para compreender (...) o embate entre o público e o privado, é necessário ressaltar que os seus desdobramentos efetivos se vinculam a determinações estruturais de uma dada realidade, indicando, assim, a configuração assumida pelo Estado, o seu alcance jurídico-político-ideológico e as instituições que o compõem (...).Esse embate reflete diretamente  dentro das escolas, influenciando os fatores intra e extraescolares.

A educação envolve muitos aspectos tanto externos quanto internos à escola, influenciam no desempenho dos alunos.  Por isso a escola é um espaço de formação, onde temos uma abrangência de fatores agindo nesse contexto.
Referências
Pesquisado em 24/06/2017 https://gestaoescolar.org.br/conteudo/717/os-planos-educacionais-brasileiros

domingo, 2 de julho de 2017

Educação Infantil

20/06/2017


A educação infantil tem sido alvo de discussão há muito tempo. Porém, atualmente podemos perceber as mudanças na educação infantil. A valorização dessa fase do aprendizado tem tido um olhar diferenciado, observando-se a evolução das crianças na educação infantil.   Novas propostas didáticas e pontos de vista renovados sobre o cotidiano das creches e pré-escolas têm se apresentado nos encontros da área.
Brincar dá à criança oportunidade para imitar o conhecido e construir o novo,  é na fantasia que a criança vai construindo seu aprendizado. Por isso a importância desta etapa, onde a avaliação é muito subjetiva, po professor precisa ter um olha diferenciado para a turma de educação infantil.

Artigos relacionados



domingo, 18 de junho de 2017

Gestão Democrática
(13/06/2017)

Considerando que a escola não é um espaço de simples aquisição de conhecimentos, mas de vários aprendizados , como o das práticas democráticas, as relações horizontais contribuem para a formação do indivíduo para o pleno desenvolvimento cultural, prepara para exercer a cidadania e também para o mercado de trabalho. Pois quando descentralizamos as decisões, comprometemos todos com a melhoria da escola.
Os processos decisórios passam a ser responsabilidade além dos gestores da escola, dos professores, dos pais, dos alunos, dos trabalhadores em educação, enfim todos envolvidos no processo.
Os benefícios quando a escola é administrada através da Gestão Democrática virão ao longo do tempo, quando teremos a formação de  cidadãos críticos, participativos, atuantes, capazes de tomar decisões em relação a vida profissional. Além de construir um espaço coletivo, onde a opinião de todos é respeitada.  Buscando em primeiro lugar o desenvolvimento integral do aluno. Também, quando a comunidade está envolvida nas tomada de decisões, diminuem as críticas, todos ajudaram a decidir.
Acredito que para incentivar a gestão democrática na escola é necessário que o gestor assuma uma postura de compromisso junto à comunidade no sentido de atrair os pais para a tomada de decisão, é difícil, neste mundo tão corrido, as pessoas preferem não se envolver e deixar todas as decisões para os gestores. Mas cabe a direção das escolas mudar este quadro.  Desafiar a comunidade para participar, opinar para o melhor andamento da escola. Para isto, é necessário pensar a gestão de forma diferente e buscar modificar as práticas que estavam sendo utilizadas, visando a melhoria da qualidade da Educação e superação dos problemas encontrados.
                                                   Paulo Freire

 Referências

Dependência Afetiva Amorosa
(07/06/2017)
Na interdiciplina de Psicologia da Vida Adulta, construímos um trabalho em grupo, onde o tema foi escolhido pelos integrantes do grupo. Escolhemos o tema Dependência Afetiva Amorosa.  
A dependência afetiva amorosa é um transtorno que afeta muitas pessoas na população. Agrava-se quando a pessoa é privada da companhia da pessoa a qual se tornou dependente. Geralmente este transtorno é ocasionado por um histórico de abandono afetivo na infância, levando o adulto a desenvolver a carência e dependência afetiva.
Quando somos crianças a dependência afetiva é inerente, porém com o passar dos anos, vamos desenvolvendo nossa autoestima e vamos diluindo essa dependência. Porém, quando isso não ocorre de forma natural, acaba gerando o transtorno da dependência afetiva, gerando a insegurança e desequilíbrio nas relações da vida adulta.
“Todo ser humano nasce com a capacidade de cuidar de si, um potencial que precisa ser estimulado e incorporado todos os dias.Todas nós temos nossas carências, nossos vazios, mas não podemos esperar que os outros venham suprir esses buracos em nossa vida!Parece muito mais fácil e familiar continuar procurando por uma fonte de felicidade fora de si mesma do que praticar a disciplina que se requer para construir os próprios recursos internos, do que aprender a preencher o vazio de dentro, em vez do vazio de fora.Exercitar o respeito e as características genuínas de cada pessoa, respeitar e valorizar sua natureza espontânea e sua criatividade, pedir a Deus a virtude da fortaleza, tão importante para a vida da mulher! Quanto maior for nossa capacidade de vivermos bem sozinhas, mais preparadas estaremos para a convivência com o outro.” (Judith Dipp- Psicóloga)
O interessante deste trabalho é que com a apresentação dos outros grupos tivemos uma visão de diversos problemas que afetam a vida adulta, resumidamente.

Referências: