sexta-feira, 23 de outubro de 2015



O mestre do impossível

O livro trás à luz questões como o desejo de aprender, o processo da transferência e o papel do professor no processo transferencial, sendo que esses temas são abordados em uma perspectivas freudiana. O desejo de aprender sempre foi um tema que chamou bastante atenção de Freud, pois este se perguntava o que impulsionava as pessoas que sempre estavam à procura de respostas, principalmente os cientistas e as crianças.  Para Freud há um momento decisivo na vida do ser humano, é o momento da descoberta ao qual ele chama de diferença sexual anatômica. Sendo que esta descoberta implica justamente entender que, de fato alguma coisa falta, ou seja, a angústia provém de uma nova compreensão de antigas perdas, e para essa angustia de perda Freud chamou de angústia de castração. 
Após leitura, conseguimos entender que a pulsão é uma energia   psíquica que se acumula no interior do ser humano, gerando uma tensão que exige ser descarregada, mesmo que inconscientemente.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/o-desejo-de-saber-uma-teoria-freudiana-da-aprendizagem/78829/#ixzz3pNlkymZN

Um comentário:

  1. Olá Tania. Que bom que colocas um link de referência. Vou lá conferir. Fiquei curiosa. Gosto desse tipo de assunto. acho que eu sou movida por essa curiosidade interna. Quero sempre saber mais, aprender mais e adoro estar estudando. Abraço, Betynha e Jacque (Tutoras do Seminário Integrador - Turma D).

    ResponderExcluir