quinta-feira, 7 de abril de 2016

               VAI TER RECREIO SIM!
Ludicidade e Educação Turma D (2016/1)
O encontro dessa semana na Interdisciplina de Ludicidade, assistimos dois vídeos e lemos um poema, fazendo referência à importância do brincar.
Um dos vídeos, com muito bom humor,  mostra a importância do recreio e como ele funciona para as crianças. O vídeo mostrava o projeto de um político para acabar com o recreio dos alunos e como os alunos reagiram. Esse vídeo me fez lembrar, uma escola de freiras, em Curitiba. A hora do recreio era monitorada por todas as professoras, cada professora  tinha que cuidar de seus alunos, era “liberdade vigiada”. Também lembro que sempre no início da aula fazíamos a oração e a diretora que era uma freira, dizia umas palavras duras em relação ao recreio, como por exemplo: “vocês sabem as crianças que ficam aleijadas em cadeira de rodas? Elas correram na hora do recreio, vocês querem isso pra vida de vocês?” Tinha alunos meus que saiam da oração chorando, apavorados com o recreio     ( e não faz tanto tempo assim, uns quatro anos).
Minha postura sempre foi bem contrária, criança precisa ter esse espaço para fazer trocas, estabelecer relações com os colegas, correr e gastar energia, porque não é fácil ficar quatro horas sentadas numa cadeira, sem poder se movimentar muito. Na hora do recreio que os laços de amizade se fortificam,  as crianças aprendem a conhecer o valor da amizade, também aprendem em quem podem confiar. Não há regras dos adultos, eles vão criando suas próprias regras e tudo isso é aprendizado é crescimento.
 O recreio é a “parte legal da escola”, como cita um menino no vídeo. Então porque não trazer essa parte legal da escola para dentro de nossa sala de aula através da ludicidade?



Sugiro como complemento  a leitura abaixo.
O Fim do Recreio (Vinícius Mazzon e Nélio Spréa, 2012)

https://www.youtube.com/watch?v=t0s1mGQxhAI&feature=youtu.be

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