VAI TER RECREIO SIM!
Ludicidade e Educação Turma D (2016/1)
O encontro dessa semana na Interdisciplina de Ludicidade,
assistimos dois vídeos e lemos um poema, fazendo referência à importância do
brincar.
Um dos vídeos, com muito bom humor, mostra a importância do recreio e como ele
funciona para as crianças. O vídeo mostrava o projeto de um político para acabar
com o recreio dos alunos e como os alunos reagiram. Esse vídeo me fez lembrar, uma
escola de freiras, em Curitiba. A hora do recreio era monitorada por todas as
professoras, cada professora tinha que
cuidar de seus alunos, era “liberdade vigiada”. Também lembro que sempre no
início da aula fazíamos a oração e a diretora que era uma freira, dizia umas
palavras duras em relação ao recreio, como por exemplo: “vocês sabem as
crianças que ficam aleijadas em cadeira de rodas? Elas correram na hora do
recreio, vocês querem isso pra vida de vocês?” Tinha alunos meus que saiam da
oração chorando, apavorados com o recreio
( e não faz tanto tempo assim, uns quatro anos).
Minha postura sempre foi bem contrária, criança precisa ter esse
espaço para fazer trocas, estabelecer relações com os colegas, correr e gastar
energia, porque não é fácil ficar quatro horas sentadas numa cadeira, sem poder
se movimentar muito. Na hora do recreio que os laços de amizade se
fortificam, as crianças aprendem a
conhecer o valor da amizade, também aprendem em quem podem confiar. Não há
regras dos adultos, eles vão criando suas próprias regras e tudo isso é aprendizado
é crescimento.
O recreio é a “parte
legal da escola”, como cita um menino no vídeo. Então porque não trazer essa
parte legal da escola para dentro de nossa sala de aula através da ludicidade?
Sugiro como complemento a leitura abaixo.
O Fim do
Recreio (Vinícius Mazzon e Nélio Spréa, 2012)
https://www.youtube.com/watch?v=t0s1mGQxhAI&feature=youtu.be
Muito interessante os textos. Muito boa relação com a educação.
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