domingo, 10 de julho de 2016

                                               FÁBULAS

Na última semana da interdisciplina de Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem, fizemos  o estudo das fábulas. O texto de  Luís Camargo  apresenta vários aspectos das fábulas. Entre eles que a maioria das fábulas que aparecem como de autoria de Esopo, na realidade não são de autoria dele, mas se referem ao nome dele para prestar uma homenagem devida sua dedicação ao gênero
Para ilustrar, vou citar uma fábula bem conhecida.

A Lebre e a Tartaruga

Um dia, uma Lebre ridicularizou as pernas curtas e a lentidão da Tartaruga. A Tartaruga sorriu e disse: "Pensa você ser rápida como o vento; Mas, acredito que Eu a venceria numa corrida."
A Lebre claro, considerou aquela insinuação como algo impossível de acontecer, e aceitou o desafio na hora.
Convidaram então a Raposa para servir de juiz, escolher o trajeto, e o ponto de chegada.
E no dia marcado, do ponto inicial, partiram juntos.
A Tartaruga, com seu passo lento, mas firme, determinada, concentrada, em momento algum, parou de caminhar rumo ao seu objetivo.
Mas a Lebre, confiante de sua velocidade, despreocupada com a corrida, deitou à margem da estrada para um rápido cochilo.
Ao despertar, embora corresse o mais rápido que suas pernas o permitissem, não mais conseguiu alcançar a Tartaruga, que já cruzara a linha de chegada, e agora descansava tranquila num canto.

Moral da História:
Ao trabalhador que realiza seu trabalho com zelo e persistência, o êxito é inevitável...


Nenhum comentário:

Postar um comentário