CONTO DE FADAS
Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético. O que são as palavras dormindo num livro? O que são esses símbolos mortos? Nada, absolutamente. O que é um livro se não abrimos? Simplesmente um cubo de papel e couro, com folhas; mas se o lemos acontece algo especial, creio que muda a cada vez.
(Jorge Luíz Borges)
Na 6ª semana da interdisciplina de Literatura
Infanto Juvenil e Aprendizagem, trabalhamos com a magia dos contos de fadas.
Acredito que os professores tem obrigação, principalmente nos anos inicias, de
explorar a literatura dos contos de fadas. É através deste trabalho que podemos
despertar o gosto pela leitura e escrita das crianças desde cedo. Trabalhar com
conto de fadas mexe com a imaginação, encanta, faz a criança perceber as
diferenças entre o bem e o mal. O amor é um
sentimento muito forte que aparece nos contos de fadas, quase sempre tem um
príncipe encantado e a princesa, que se casam ao final da história.
Segundo
a autora, Ana Maria Machado, a origem dos contos de fadas é muito antiga. Para
muitos estudiosos, estão associadas a alguns ritos das sociedades primitivas —
sobretudo ritos de passagem de uma idade para outra, ou de um estado civil a
outro. Por isso, guardariam tantas marcas simbólicas da puberdade e do início
da atividade sexual, como por exemplo, a Branca de Neve.
Nas aulas as crianças vão
percebendo que seus medos e conflitos podem ser amenizados através das
leituras, melhoram as relações sociais, aprendem a respeitar os colegas e suas
diferenças. Os contos de fadas ensinam também as crianças a enfrentarem
sentimentos de perda e angústia. Fortalecem os laços de amizade entre os
colegas. É um recurso poderoso para ser usado em sala de aula.
Para descontrair, do nosso querido Luis Fernando Veríssimo:
MACHADO, Ana M. Como e por que ler os Clássicos
Universais desde cedo. Rio deJaneiro: Editora Objetiva. 2002
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