quarta-feira, 6 de julho de 2016

CONTO DE FADAS

Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético. O que são as palavras dormindo num livro? O que são esses símbolos mortos? Nada, absolutamente. O que é um livro se não abrimos? Simplesmente um cubo de papel e couro, com folhas; mas se o lemos acontece algo especial, creio que muda a cada vez.
(Jorge Luíz Borges)

Na 6ª semana da interdisciplina de Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem, trabalhamos com a magia dos contos de fadas. Acredito que os professores tem obrigação, principalmente nos anos inicias, de explorar a literatura dos contos de fadas. É através deste trabalho que podemos despertar o gosto pela leitura e escrita das crianças desde cedo. Trabalhar com conto de fadas mexe com a imaginação, encanta, faz a criança perceber as diferenças entre o bem e o mal. O amor é um sentimento muito forte que aparece nos contos de fadas, quase sempre tem um príncipe encantado e a princesa, que se casam ao final da história.
Segundo a autora, Ana Maria Machado, a origem dos contos de fadas é muito antiga. Para muitos estudiosos, estão associadas a alguns ritos das sociedades primitivas — sobretudo ritos de passagem de uma idade para outra, ou de um estado civil a outro. Por isso, guardariam tantas marcas simbólicas da puberdade e do início da atividade sexual, como por exemplo, a Branca de Neve.  

Nas aulas as crianças vão percebendo que seus medos e conflitos podem ser amenizados através das leituras, melhoram as relações sociais, aprendem a respeitar os colegas e suas diferenças. Os contos de fadas ensinam também as crianças a enfrentarem sentimentos de perda e angústia. Fortalecem os laços de amizade entre os colegas. É um recurso poderoso para ser usado em sala de aula.

Para descontrair, do nosso querido Luis Fernando Veríssimo:

MACHADO, Ana M. Como e por que ler os Clássicos Universais desde cedo. Rio deJaneiro: Editora Objetiva. 2002

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