Aplicando PA na Turma
(01/05/2017)
A Pedagogia de Projetos encontra-se como um instrumento de fácil operacionalização, pode ser aplicado em qualquer faixa etária, objetivando a construção do conhecimento. É uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores.
Na cadeira de Projetos em ação, estamos aplicando a aprendizagem
por projetos numa turma de 4º ano. Tem sido compensador o trabalho. No primeiro
momento quando lançadas as questões que eles gostariam de trabalhar, houve uma
série de questões levantadas pelas crianças, mas as crianças optaram por desenvolver
um único tema na turma, por ser uma turma pequena.
O projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma
metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais
atraente. Pensamos que, mesmo sendo um tema único que partiu dos alunos,
poderíamos aplicar o projeto, pois eles ficaram bem curiosos e respeitamos o
desejo deles de aprender sobre este assunto naquele momento.
Na Pedagogia de Projetos, a atividade do aluno é determinante na construção
de seu saber é preciso que haja constante interação com os meios ao seu redor.
Segundo Paulo Freire "o trabalho do professor é o trabalho do
professor com os alunos e não do professor consigo mesmo". (FREIRE,
1996, p. 71)
Nosso papel foi estimular, para que construíssem dúvidas e certezas
sobre o assunto. Entendemos que o importante não é o tema, mas o interesse em
fazer as descobertas. Saber estimular os alunos para não perder o interesse
pelo tema, que não se limite a interesse de um grupo pequeno ou que seja
interessante para o professor. Este objetivo foi alcançado na aplicação do
projeto.
Segundo Hernández o professor deve deixar o papel de “transmissor
de conteúdos” para se transformar em um pesquisador e o aluno por sua vez passa
a ser o sujeito do processo ensino aprendizagem. Em um projeto “todas as coisas
podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial
e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”.
Referências Bibliográficas
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os
projetos de trabalho. Trad. Jussara H. Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.
238 p.
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