O Amor não tem cor
04/09/2017
04/09/2017
A importância de trabalharas questões
raciais com os alunos
O processo de educação acontece o tempo inteiro, por isso trazer
para os alunos a história, contextualiza as datas comemorativas mostrando a
importância de lembrarmo-nos desta data em nosso calendário.
Os
especialistas ressaltam que o objetivo do professor não deve ser desprezar um
determinado tipo de cultura ou dizer que uma é melhor do que outra. "Cabe
à escola dar oportunidade para todos conhecerem a cultura afro e entenderem que
ela faz parte da cultura brasileira", diz Waldete Tristão Farias Oliveira,
coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil Jardim Panamericano e
formadora de professores em questões raciais.
O racismo e as práticas discriminatórias disseminadas no cotidiano
brasileiro não representam simplesmente uma herança do passado. O racismo vem
sendo recriado e realimentado ao longo de toda a nossa história. Seria
impraticável desvincular as desigualdades observadas atualmente dos quase
quatro séculos de escravismo que a geração atual herdou (BRASIL, 2001).
É por isso que o combate a todas as formas de
preconceito deve ser prioridade no ambiente escolar. "O sucesso escolar
está ligado a uma boa formação. E esse sucesso depende muito da relação que a
criança tem com a escola", destaca o sociólogo Valter Roberto Silvério, do
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos
(UFSCar).
Trabalhar o dia da consciência negra no
calendário, não somente no dia 20 de novembro, mas as relações raciais e o
respeito a diversidade devem estra presentes no dia a dia, em todos os momentos
na sala de aula.
AMARAL Rita. Educar para igualdade ou para a
diversidade? A socialização e a valorização da negritude em famílias negras.
In: Os urbanistas. Antropologia Urbana. 2001. Disponível em: www.aguaforte.com/antropologia/esucarparaque.html).
Educação como
Prática da Diferença, Anete
Abramowicz, Lucia Maria de Assunção Barbosa e Valter Roberto Silvério, 184
págs., Armazém do Ipê, tel. (19) 3289-5930, 33 reais
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Africana. Parecer CNE/CP 3/2004, de 10 de março de 2004.
______. Res
https://novaescola.org.br/conteudo/130/como-trabalhar-as-relacoes-raciais-na-pre-escola
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