quarta-feira, 6 de setembro de 2017

O Amor não tem cor
04/09/2017

A importância de trabalharas questões raciais com os alunos
O processo de educação acontece o tempo inteiro, por isso trazer para os alunos a história, contextualiza as datas comemorativas mostrando a importância de lembrarmo-nos desta data em nosso calendário.
Os especialistas ressaltam que o objetivo do professor não deve ser desprezar um determinado tipo de cultura ou dizer que uma é melhor do que outra. "Cabe à escola dar oportunidade para todos conhecerem a cultura afro e entenderem que ela faz parte da cultura brasileira", diz Waldete Tristão Farias Oliveira, coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil Jardim Panamericano e formadora de professores em questões raciais.
O racismo e as práticas discriminatórias disseminadas no cotidiano brasileiro não representam simplesmente uma herança do passado. O racismo vem sendo recriado e realimentado ao longo de toda a nossa história. Seria impraticável desvincular as desigualdades observadas atualmente dos quase quatro séculos de escravismo que a geração atual herdou (BRASIL, 2001).
É por isso que o combate a todas as formas de preconceito deve ser prioridade no ambiente escolar. "O sucesso escolar está ligado a uma boa formação. E esse sucesso depende muito da relação que a criança tem com a escola", destaca o sociólogo Valter Roberto Silvério, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Trabalhar o dia da consciência negra no calendário, não somente no dia 20 de novembro, mas as relações raciais e o respeito a diversidade devem estra presentes no dia a dia, em todos os momentos na sala de aula.
 AMARAL Rita. Educar para igualdade ou para a diversidade? A socialização e a valorização da negritude em famílias negras. In: Os urbanistas. Antropologia Urbana. 2001. Disponível em: www.aguaforte.com/antropologia/esucarparaque.html).
Educação como Prática da Diferença, Anete Abramowicz, Lucia Maria de Assunção Barbosa e Valter Roberto Silvério, 184 págs., Armazém do Ipê, tel. (19) 3289-5930, 33 reais 
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Africana. Parecer CNE/CP 3/2004, de 10 de março de 2004. ______. Res

https://novaescola.org.br/conteudo/130/como-trabalhar-as-relacoes-raciais-na-pre-escola


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