Multiculturalismo
18/09/2017
Na interdiciplina de escola,
cultura e sociedade: abordagem sociocultural e antropológica tivemos aceso ao texto
”Sociedade, cotidiano escola e cultura: uma aproximação” podemos entender um
pouco mais sobre o multiculturalismo, da importância do diálogo com os grupos
sociais.
É importante entender as representações de raça, gênero e classe
como produtos de lutas sociais. Privilegiar a transformação das relações
sociais, culturais e institucionais nas quais os significados são gerados. Segundo
o texto é importante entender o educador como agente revolucionário,
ressaltando que se reconhecer dessa forma é mais do que um ato de compreender
quem somos; é um ato de reivindicação de nós mesmos a partir de nossas
identificações culturais sobrepostas e de nossas práticas sociais, de forma que
possamos vinculá-las à materialidade da vida social e às relações de poder que
as estruturam e as sustentam. (McLaren, 2000, p. 2)
No Brasil já somos multiculturais, mas as escolas precisam cada vez
mais trabalhar essas questões com os alunos é preciso investir neste resgate
cultural, para formação dos cidadãos.
REFERÊNCIAS:
NOÉ,
Alberto. A Relação Educação e Sociedade: Os Fatores Sociais que Intervêm
no Processo Educativo. Revista Avaliação. Universidade de Campinas.
Campinas, vol. 5. Setembro, 2000.
CANDAU, Vera
Maria Ferrão. Sociedade, Cotidiano Escolar e Cultura(s): Uma
aproximação. Educação & Sociedade, ano XXIII, n o 79, Agosto/2002.
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