terça-feira, 26 de setembro de 2017

Multiculturalismo

18/09/2017

Na interdiciplina de escola, cultura e sociedade: abordagem sociocultural e antropológica tivemos aceso ao texto ”Sociedade, cotidiano escola e cultura: uma aproximação” podemos entender um pouco mais sobre o multiculturalismo, da importância do diálogo com os grupos sociais.

É importante entender as representações de raça, gênero e classe como produtos de lutas sociais. Privilegiar a transformação das relações sociais, culturais e institucionais nas quais os significados são gerados. Segundo o texto é importante entender o educador como agente revolucionário, ressaltando que se reconhecer dessa forma é mais do que um ato de compreender quem somos; é um ato de reivindicação de nós mesmos a partir de nossas identificações culturais sobrepostas e de nossas práticas sociais, de forma que possamos vinculá-las à materialidade da vida social e às relações de poder que as estruturam e as sustentam. (McLaren, 2000, p. 2)
No Brasil já somos multiculturais, mas as escolas precisam cada vez mais trabalhar essas questões com os alunos é preciso investir neste resgate cultural, para formação dos cidadãos.

REFERÊNCIAS:
NOÉ, Alberto. A Relação Educação e Sociedade: Os Fatores Sociais que Intervêm no Processo Educativo. Revista Avaliação. Universidade de Campinas. Campinas, vol. 5. Setembro, 2000.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Sociedade, Cotidiano Escolar e Cultura(s): Uma aproximação. Educação & Sociedade, ano XXIII, n o 79, Agosto/2002.

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