quinta-feira, 21 de março de 2019

                                                  
  Reescrita de publicação em  25/09/2017 

 Endereço do Blog: https://taniaantoniazzi.blogspot.com/2017/09/etica-falar-em-etica-neste-pais-e-quase.html                                                    


 ÉTICA
 
A reescrita vai ser através do uso de  uma linguagem um pouco mais formal a fim de qualificar e postagem.
Vivemos um momento complicado em nosso país, onde a ética quase não se destaca em  situações do cotidiano, e quando nos deparamos com uma situação, onde a pessoa foi ética, vira celebridade e notícia. O que deveria ser o contrário, quando alguém não agisse com ética é que deveria ser noticiado. Atualmente no Brasil vivemos um momento de descrédito. Não conseguimos fazer uma compra sem desconfiar do fabricante, nossa salsicha tem papelão, nosso leite tem soda cáustica, a carne que consumimos, de uma empresa “regulamentada” está podre e assim por diante. Como conviver com todos esses problemas?  Quando uma empresa engana o consumidor, existe um empresário que não está sendo ético e está tomando proveito da situação.
Para tentar melhorar essa realidade, temos que contar com os  professores, cabe a eles junto com a família mostrar e ilustrar situações onde podemos ser éticos e melhorar a convivência. Mostrar que agir corretamente compensa. A exceção não deveria ser quem agiu com ética e  está fazendo a coisa certa e sim quem engana e não é ético em sua profissão, em sua casa em sua comunidade.
Podemos resgatar ainda nossos jovens. As crianças convivendo com atitudes boas, através de bons exemplos tanto na família como no meio escolar podem ainda resgatar valores que vão refletir lá na frente, no convívio social.
Sei que nas comunidades bem carentes muitas vezes não podemos contar com a família, por isso o papel do professor é fundamental para mostrar as boas atitudes.

A ética é um tipo de postura e que se refere ao modo de ser, à natureza da ação humana. Trata-se de uma maneira de lidar com as situações da vida e do modo como estabelecemos relações com outra pessoa. Quais são as nossas responsabilidades pessoais em uma relação com o outro?
Nossa missão, como educadoras é  mostrar que ainda podemos ter esperança, que fazer o bem e ter atitudes corretas é o caminho para viver melhor na sociedade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário