quinta-feira, 17 de novembro de 2016

CLASSIFICAÇÃO - ESTUDO DA MATEMÁTICA
24/10/2016
Escolher um brinquedo para a criança de hoje, torna-se uma tarefa cada vez mais difícil, um verdadeiro desafio para os adultos.
Pensando em sala de aula, no contexto da matemática, os professores precisam fazer malabarismo para ter a atenção de seus alunos e conseguir transmitir o conhecimento, usando os jogos para trabalhar os conteúdos, nessa época tão digital.
Classificar é uma ação que as pessoas fazem a todo o momento, pois estamos sempre realizando diversas classificações, sejam para organizar ideias ou objetos. A classificação é caracterizada pelo uso de um critério, de uma propriedade comum a todos os elementos que estão sendo classificados, portanto, classificar significa verificar em um conjunto de elementos os que têm a mesma propriedade.

Para trabalhar classificação, vale usar uma variedade de matérias como madeira, tecido, isopor, sementes, contas, arame, sucata de vários tipos, tampinhas, papel, cartolina, etc.
É importante que o professor abra espaço para as crianças elaborarem suas hipóteses, escolhendo o critério para classificar os objetos. Depois o professor pode ir direcionando os critérios para atingir o objetivo que é  formar o pensamento lógico e um fundamento necessário para a compreensão da inclusão de classes e a classificação hierárquica.
Durante as atividades, a criança estará sempre pensando em mais de um critério de classificação, o que oferece um desafio constante para o desenvolvimento do seu pensamento.

 lógico. http://www.veronicaweb.com.br/download/textoCLASSIF.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário