CLASSIFICAÇÃO - ESTUDO DA MATEMÁTICA
24/10/2016
Escolher um brinquedo para a criança
de hoje, torna-se uma tarefa cada vez mais difícil, um verdadeiro desafio para
os adultos.
Pensando em sala de aula, no
contexto da matemática, os professores precisam fazer malabarismo para ter a atenção
de seus alunos e conseguir transmitir o conhecimento, usando os jogos para
trabalhar os conteúdos, nessa época tão digital.
Classificar é uma ação que as
pessoas fazem a todo o momento, pois estamos sempre realizando diversas
classificações, sejam para organizar ideias ou objetos. A classificação é
caracterizada pelo uso de um critério, de uma propriedade comum a todos os
elementos que estão sendo classificados, portanto, classificar significa
verificar em um conjunto de elementos os que têm a mesma propriedade.
Para trabalhar classificação, vale
usar uma variedade de matérias como madeira, tecido, isopor, sementes, contas,
arame, sucata de vários tipos, tampinhas, papel, cartolina, etc.
É importante que o professor abra
espaço para as crianças elaborarem suas hipóteses, escolhendo o critério para
classificar os objetos. Depois o professor pode ir direcionando os critérios
para atingir o objetivo que é formar o
pensamento lógico e um fundamento necessário para a compreensão da inclusão de
classes e a classificação hierárquica.
Durante as atividades, a criança
estará sempre pensando em mais de um critério de classificação, o que oferece um
desafio constante para o desenvolvimento do seu pensamento.
lógico. http://www.veronicaweb.com.br/download/textoCLASSIF.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário