domingo, 13 de novembro de 2016

Importância do estudo de história para crianças

17/10/2016

A leitura do artigo de Hilary Cooper vem reforçar a importância para as crianças de estudarem e conhecerem o passado.
É importante discutir que o aprendizado sobre o
passado é parte integrante do desenvolvimento social, emocional e cognitivo.
Segundo o texto, (Hilary Cooper - Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de 3 a 8 ano) os alunos tem plena capacidade de desenvolverem argumentos, baseados em fatos históricos que foram apresentados. Cabendo ao professor incentivar os alunos ao questionamento, a investigação de seu passado. Mesmo pequenos, eles vão criando o hábito de questionar e investigar. Assim poderemos formar adultos mais esclarecidos.
É importante trazer objetos que remetam ao passado para trabalhar em sala de aula.
A ideia de trabalhar com a observação de um objeto parte do pressuposto de que a observação direta de indícios do passado representado pelas fontes primárias faz com que o aluno, ao manusear o objeto, reflita sobre o passado ao qual este objeto pertenceu. (Cainelli, 2006, p.62). Cainelle (2006) destaca que o objeto  torna-se, para seus observadores, um caminho para percepção/identificação/entendimento dos traços culturais existentes no objeto, de conscientização sobre os produtos da ação humana e, ao mesmo tempo, cria um envolvimento da criança/adolescente a partir de um objeto não presente em seu cotidiano.
egundo Cooper (2006): (...) Se quisermos ajudar nossos alunos a se relacionarem ativamente com o passado, precisamos encontrar formas de ensiná-los, desde o começo, que iniciem o processo com eles e seus interesses, que envolvam uma “aprendizagem ativa” e pensamento histórico genuíno, mesmo que embrionário, de maneira crescentemente complexa. (...) (COOPER. 2006, p. 174).
A construção da história, para as crianças  se dá a partir da investigação, do manuseio de objetos, formulação de conceitos, construção de hipóteses, sendo que o professor tem papel fundamental para mediar as questões levantadas e ir construindo o conhecimento histórico com seus alunos.


Referência
CAINELLE, Marlene. Educação Histórica: perspectivas da história no ensino fundamental. Educar, Curitiba, Especial, p. 57 – 72, 2006. Editora UFPR

COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de 3 a 8 anos. Educar, Curitiba, v. Especial, p.171-190, 2006 Disponível em: <revistas.ufpr.br/educar/article/viewFile/5541/4055> Acesso em: 24 set. 2016.
http://acervo.novaescola.org.br/lingua-portuguesa/coletaneas/calvin-seus-amigos-428892.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário