sábado, 12 de novembro de 2016

Tempo passado e atual em sala de aula
03/10/16

Ainda fazendo referência ao tempo utilizado em sala de aula, gostaria de destacar a importância dos professores em otimizar seu tempo, com atividades que envolvam a turma. 
Acredito que o tempo do professor em sala de aula deixa de ser o tempo de cumprir com sua obrigação de vencer todo o conteúdo pré-estabelecido.

O tempo na escola atual é diferente de alguns nos atrás. Os alunos de hoje, exigem uma postura diferente dos professores. Não adianta mais um professor despejar conteúdos, vencendo um cronograma, se os alunos não estiverem sintonizados com a aprendizagem. Muitas vezes uma saída de campo, uma pesquisa que tem ligação com a realidade do aluno pode trazer resultados muito mais significativos que despejar uma série de conteúdos para vencer um cronograma. Hoje o professor precisa organizar seu tempo levando em consideração a turma. O interesse deles por determinado assunto pode ser um momento de aprofundar um aprendizado, que talvez não estivesse no programa, mas desencadeia um interesse na turma que vale a pena explorar. Por isso o tempo do professor é passível de mudanças, pode ser organizado de uma maneira diferente. É importante que os professores discutam incansavelmente qual o tempo necessário para o aprendizado daquela turma, ou daquele aluno. Os tempos não são iguais, e somente um professor atento a essas diferenças poderá formar pessoas independentes, com opinião, cidadãos.

Fonte: https://eduq.wordpress.com/o-papel-do-professor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário