domingo, 18 de dezembro de 2016

Números e Operação - Multiplicação
15/11/2016

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." ( Jean Piaget )

Através da multiplicação pretendemos levar as crianças perceberem que multiplicar  é mais rápido que somar várias vezes, porém é preciso que a criança entenda que a multiplicação parte da adição.
Para a compreensão verdadeira e significativa dos processos envolvidos nas operações básicas da matemática é necessário que o professor não só permita que seus alunos conheçam e tenham acesso às diversas formas de cálculo, como também, os incentive a criar suas próprias estratégias, e que os ensinem a usá-las em situações diferentes dependendo da necessidade que se tem.
Cabe ao professor, transformar o contexto em situações para explorar conceitos de multiplicação. Antes de ter contato com os algoritmos de multiplicação, é preciso fazer os alunos descobrir várias maneiras de chegar ao resultado.  Isto significa que a compreensão da resolução de um problema vem antes da sistematização de um procedimento para solucioná-lo.

Como professora, acredito que os alunos podem decorar a tabuada, depois de entender os seus princípios e como se relacionam os resultados. É um facilitador, desde que o aluno saiba o porquê dos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário