Números e Operação - Multiplicação
15/11/2016
"A principal meta da educação é criar homens que sejam
capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações
já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda
meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar,
verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." ( Jean Piaget )
Através da
multiplicação pretendemos levar as crianças perceberem que multiplicar é mais rápido que somar várias vezes, porém é
preciso que a criança entenda que a multiplicação parte da adição.
Para a compreensão verdadeira e significativa
dos processos envolvidos nas operações básicas da matemática é necessário que o
professor não só permita que seus alunos conheçam e tenham acesso às diversas
formas de cálculo, como também, os incentive a criar suas próprias estratégias,
e que os ensinem a usá-las em situações diferentes dependendo da necessidade
que se tem.
Cabe ao professor, transformar o contexto em
situações para explorar conceitos de multiplicação. Antes de ter contato com os
algoritmos de multiplicação, é preciso fazer os alunos descobrir várias maneiras
de chegar ao resultado. Isto significa
que a compreensão da resolução de um problema vem antes da sistematização de um
procedimento para solucioná-lo.
Como professora, acredito que
os alunos podem decorar a tabuada, depois de entender os seus princípios e como
se relacionam os resultados. É um facilitador, desde que o aluno saiba o porquê
dos resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário