Modernidade líquida
(08/05/2017)
Iniciamos a cadeira de organização e gestão da educação. Não poderia ter iniciado de forma melhor que um vídeo de Zygmunt Bauman,(https://www.youtube.com/watch?v=7P1MAZXFVG0)
A oposição entre o mundo sólido e o mundo líquido é a base do pensamento de Zygmunt Bauman, sociólogo, professor da London School of Economics e um dos mais respeitados intelectuais da atualidade.
Podemos dizer que a modernidade líquida é a época atual em que vivemos. É a rapidez com que as coisas vão se modificando. É uma época que traz muita insegurança. `um tempo em que as pessoas não têm mais referencial. As relações sociais se desgastam, as pessoas não se mantêm nos empregos. Estamos vivendo relações frágeis. Isso se reflete em todos os setores. È um mundo agitado, não conhecemos nossos vizinhos, mal ,damos bom dias para os colegas de trabalho e vamos administrando a vida dessa forma, tentando se atualizar com redes sociais.
São mudanças de valores e modelos novos para a sociedade. Portanto, o seu nível de fluidez vai determinar sua inserção na sociedade, nos meios, nos grupos e tribos, sendo esta então a sua arma na conquista do espaço. A vida moderna impõe a mudança do sólido para o líquido. E precisamos estar atentos as mudanças.
Tania,
ResponderExcluirBauman descreve bem a época que vivemos, que tem sido denominada de pós-modernidade. A metáfora que utiliza para falar desta perda de referenciais, do rompimento dos paradigmas que a modernidade nos apresentava, é a fluidez. A modernidade líquida remete a esse derretimento dos sólidos (conceitos, valores, paradigmas,...) da modernidade. Uma outra época, com outros modos de pensar, de viver. E a escola? Mudou?
Necessário e urgente pensar!
Continuemos!
[]'s
Tutora Jacque