Análise de
Blog
(29/05/2017)
O trabalho que estamos realizando na
interdisciplinar de seminário Integrador V tem demonstrado a importância de
escrever e ser autor. A ideia geral é de analisarmos as publicações dos colegas
e as nossas. Percebemos que nossas escritas vão melhorando com o passar dos
semestres. O trabalho está sendo gratificante, por estarmos retomando nosso
trabalho até o momento. Percebemos que ser autor é saber escrever com uma
linguagem simples, que seja atrativa para os leitores.
Pesquisamos um estudo publicado
no The Guardian, os autores selecionaram 100 blogs acadêmicos em inglês publicados no Reino
Unido, EUA, Canadá e Austrália, que incluiu tanto pesquisadores como
professores, bem como profissionais que cumprem tarefas de gerenciamento
relacionadas à pesquisa nas universidades. Ao analisar o conteúdo dos blogs e comentários que são gerados em torno das
notas publicadas, eles encontraram os seguintes resultados:
§
41% focam em comentários e avaliação
da vida acadêmica, reflexões sobre financiamento e políticas de educação.
§
40% são relatos e comentários sobre a
pesquisa que estão fazendo.
§
O restante trata de questões gerais,
incluindo conselhos sobre o ensino e a carreira acadêmica.
§
O estilo de escrita é mais direto e
informal.
§
40 % das notas também usa um estilo
mais estruturado semelhante aos artigos de periódicos, mas com menos
referências bibliográficas.
§
Três quartos do conteúdo são voltados
para os colegas, e apenas um terço estava escrito de forma simples para ser
lido por pessoas comuns.
A conclusão do estudo é que a maioria
dos blogs acadêmicos são projetados para interagir com os colegas e não para
ser lido pelo público em geral, como se supunha que deveriam ser. O mundo
dos blogs acadêmico funciona como uma sala virtual
global, onde os colegas se sentam ao redor de várias mesas para discutir
intensamente sobre:
§
As condições de trabalho e os
assuntos relacionados à profissão.
§
Os projetos em curso.
§
Como obter contratos para publicar
livros e obter um bom CV.
§
Ajuda e conselhos entre colegas de
forma generosa.
§
Informar à comunidade de pares em
formato acesso aberto o que eles estão fazendo e, com isso, assegurar certa
prioridade nas ideias, muito antes de conseguir ser publicado formalmente em um
periódico arbitrado.
ArtigoTheGuardian: http://www.theguardian.com/higher-education-network/blog/2013/dec/02/why-do-academics-blog-research
pesquisado em 01/06/2017
Acredito que nosso Blog se enquadra
na pesquisa, estilo da escrita é mais informal, focando em comentários, publicações
acadêmicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário