domingo, 18 de junho de 2017

Dependência Afetiva Amorosa
(07/06/2017)
Na interdiciplina de Psicologia da Vida Adulta, construímos um trabalho em grupo, onde o tema foi escolhido pelos integrantes do grupo. Escolhemos o tema Dependência Afetiva Amorosa.  
A dependência afetiva amorosa é um transtorno que afeta muitas pessoas na população. Agrava-se quando a pessoa é privada da companhia da pessoa a qual se tornou dependente. Geralmente este transtorno é ocasionado por um histórico de abandono afetivo na infância, levando o adulto a desenvolver a carência e dependência afetiva.
Quando somos crianças a dependência afetiva é inerente, porém com o passar dos anos, vamos desenvolvendo nossa autoestima e vamos diluindo essa dependência. Porém, quando isso não ocorre de forma natural, acaba gerando o transtorno da dependência afetiva, gerando a insegurança e desequilíbrio nas relações da vida adulta.
“Todo ser humano nasce com a capacidade de cuidar de si, um potencial que precisa ser estimulado e incorporado todos os dias.Todas nós temos nossas carências, nossos vazios, mas não podemos esperar que os outros venham suprir esses buracos em nossa vida!Parece muito mais fácil e familiar continuar procurando por uma fonte de felicidade fora de si mesma do que praticar a disciplina que se requer para construir os próprios recursos internos, do que aprender a preencher o vazio de dentro, em vez do vazio de fora.Exercitar o respeito e as características genuínas de cada pessoa, respeitar e valorizar sua natureza espontânea e sua criatividade, pedir a Deus a virtude da fortaleza, tão importante para a vida da mulher! Quanto maior for nossa capacidade de vivermos bem sozinhas, mais preparadas estaremos para a convivência com o outro.” (Judith Dipp- Psicóloga)
O interessante deste trabalho é que com a apresentação dos outros grupos tivemos uma visão de diversos problemas que afetam a vida adulta, resumidamente.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário