terça-feira, 17 de outubro de 2017

Mitos sobre pessoas com deficiências
(02/10/2017)

Os mitos são criados e perpetuados através dos tempos pela sociedade. Acredito que propagamos diversos mitos sobre as pessoas com deficiência. O principal é a incapacidade dos deficientes de acompanhar os colegas na aprendizagem. Nosso olhar é diferente para o aluno com deficiência. Mas elas tem plena capacidade de aprender, os professores é que não tem capacidade nem preparo para ensinar.
Ao longo da vida acabamos criando preconceitos em relação as pessoas com deficiência. Infelizmente por mais que tentamos camuflar essa atitude, quando nos deparamos com uma situação onde envolve pessoas com deficiência nossa atitude e nosso olhar é diferenciado. Acabamos caindo no senso comum de que pessoas com deficiência são incapazes de ter uma vida normal.
Muitas vezes acionamos alguns mecanismos de defesa para lidar em sala de aula com os alunos deficientes, como a negação. Tratar eles de maneira natural em demasia, ignorar sua deficiência é um deles.
A fuga, não enfrentar o problema é outro mecanismo de defesa.
A inclusão de alunos deficientes é um grande desafio para os professores e para a comunidade escolar. O primeiro passo é acabar com o preconceito do professor e dos colegas.
A empatia é outro caminho para superar a inclusão. Separar as dificuldades apresentadas pelo o aluno e as limitações realmente impostas pela deficiência vai fortalecer o aluno para superar as dificuldades.
A educação é a solução para a mudança, quando recebemos educação vamos desenvolver a autonomia e isso para as pessoas deficientes é fundamental para poder ter uma vida normal.
A inclusão não é moda, precisa ser um caminho para que as pessoas possam exercer a cidadania plena. É preciso que a sociedade respeite, acolha e entenda as necessidades das pessoas com deficiência para podermos ter um mundo mais justo.



Referência
Julio GroppaAquino (org.) São Paulo Summus Editorial, 1998. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário