TGD
16/10/2017
Estudo de pessoas com TGD nos mostrou que elas apresentam um quadro
de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações
sociais, na comunicação ou estereotipias motoras.
O importante para que os professores trabalhem com os alunos que
apresentam essa deficiência é como construir a aprendizagem com os alunos TGD.
É através do conhecimento e da compreensão do aluno. É fundamental que o
professor conheça o aluno para poder interagir da melhor maneira. É preciso que
tenha muitos objetos para trabalhar em sala de aula, oferecer atividades
contextualizadas para que o aluno desenvolva o processo da aprendizagem. O professor
precisa estudar e estar comprometido para inserir o aluno no ambiente de
aprendizagem.
É importante que a professora reflita sobre suas práticas para criar
uma abordagem eficiente para favorecer a inclusão.
Segundo o texto COMPETÊNCIA SOCIAL, INCLUSÃO ESCOLAR E AUTISMO:
REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA1, a dificuldade que os professores apresentam
para trabalhar com alunos autista está mais relacionada com a ansiedade dos
professores e conflitos em trabalhar com o diferente.
Fica uma sugestão de leitura de um romance, que li nas férias,
O romance de Lisa Genova “Com amor Anthony” . A obra relata uma história de um autista não-verbal
chamado Anthony, e foi inspirado no filho de sua prima, com o mesmo nome. O
livro aborda o transtorno da visão do autista. A autora mostra as dificuldades
e aprendizados do dia a dia com uma pessoa autista. Vale a pena a leitura.
Referências
COMPETÊNCIA SOCIAL, INCLUSÃO
ESCOLAR E AUTISMO: REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA1 Síglia Pimentel Höher Camargo
e Cleonice Alves Bosa Universidade Federal
do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário