segunda-feira, 30 de outubro de 2017

TGD

16/10/2017
Estudo de pessoas com TGD nos mostrou que elas apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras.
O importante para que os professores trabalhem com os alunos que apresentam essa deficiência é como construir a aprendizagem com os alunos TGD. É através do conhecimento e da compreensão do aluno. É fundamental que o professor conheça o aluno para poder interagir da melhor maneira. É preciso que tenha muitos objetos para trabalhar em sala de aula, oferecer atividades contextualizadas para que o aluno desenvolva o processo da aprendizagem. O professor precisa estudar e estar comprometido para inserir o aluno no ambiente de aprendizagem.
É importante que a professora reflita sobre suas práticas para criar uma abordagem eficiente para favorecer a inclusão.
Segundo o texto COMPETÊNCIA SOCIAL, INCLUSÃO ESCOLAR E AUTISMO: REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA1, a dificuldade que os professores apresentam para trabalhar com alunos autista está mais relacionada com a ansiedade dos professores e conflitos em trabalhar com o diferente.
Fica uma sugestão de leitura de um romance, que li nas férias, 
O romance de Lisa Genova “Com amor Anthony” . A obra relata uma história de um autista não-verbal chamado Anthony, e foi inspirado no filho de sua prima, com o mesmo nome. O livro aborda o transtorno da visão do autista. A autora mostra as dificuldades e aprendizados do dia a dia com uma pessoa autista. Vale a pena a leitura.


Referências

COMPETÊNCIA SOCIAL, INCLUSÃO ESCOLAR E AUTISMO: REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA1 Síglia Pimentel Höher Camargo e Cleonice Alves Bosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário