Respeito a diversidade
09/10/2017
A educação é um direito fundamental e
passa a ser também um direito humano, ela deve promover o desenvolvimento
humano e a possibilidade de aprendizado prático sobre a convivência com
maneiras de ser capazes de afirmar legitimidade de presença e reconhecimento no
espaço público, como é o ambiente escolar. Então é indispensável proporcionar
aos professores e demais profissionais envolvidos com o trabalho escolar a
compreensão e o aprofundamento do debate sobre temas da diversidade
O estudo das questões raciais pode estar
presente nas diferentes disciplinas que integram o currículo escolar. Sua
importância e complexidade demandam um esforço dos professores e do
conhecimento oferecido aos estudantes. As atitudes a serem desenvolvidas
relativas ao posicionamento social precisam ser trabalhadas com urgência para
fazer frente as desigualdades e exclusões sociais. Reconhecer o respeito às
identidades, diferenças e especificidades de cada pessoa como um direito social
é uma questão de valorização do ser humano. Respeitar e valorizar a diversidade
e combater qualquer forma de discriminação é uma ação que deve partir dos
educadores.
Segundo o texto. Capítulo I - Educação
na e para a diversidade: nexos necessários Maria Elly Herz Genro1 Célia
Elizabete Caregnato, a escola e seus profissionais têm o compromisso ético de
colocar em debate as diferenças, os assuntos e as abordagens contemporâneas,
tendo em vista o fato de trabalharem com a formação do indivíduo para o
convívio social. “Além disso, a escola indica, a possibilidade de mobilidade
social. Não se convive razoavelmente em sociedade nem se avança de forma digna
no lugar social que se ocupa se não houver fortalecimento das relações sociais
democráticas, que valorizem as pessoas e grupos sociais na sua diversidade. O
desejo de contribuir para essas melhorias nas relações sociais e políticas, que
pode ser intrínseco a cada um de nós, só pode nascer do conhecimento, sendo que
a escola e seus profissionais, mais do que outras instituições sociais – a
família, por exemplo – têm o dever de proporcioná-lo. ” Não podemos fechar os
olhos diante de tudo que está acontecendo a nossa volta. O mundo mudou, e os
professores precisam se adaptar a esta nova realidade. Através de atividades
questionadoras que tornem os alunos mais críticos.
Referências:
Gênero e Diversidade na Escola
Formação de Professoras/es em Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Relações
Étnico-Raciais - Coordenação do Projeto Caderno de Atividades GDE Leila Araújo
Andreia Barreto Coordenação Acadêmica Maria Luiza Heilborn Sergio Carrara
Fabiola Rohden Proposta Pedagógica Laura Coutinho Heloisa Padilha Professores
Especialistas Claudia Regina Ribeiro Isabel Santos Mayer José Maurício Arruti
Supervisão Técnica Vanessa Leite Colaboração Islei Salloker Belsoff Santos
Equipe Governa
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