quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Respeito a diversidade
09/10/2017
A educação é um direito fundamental e passa a ser também um direito humano, ela deve promover o desenvolvimento humano e a possibilidade de aprendizado prático sobre a convivência com maneiras de ser capazes de afirmar legitimidade de presença e reconhecimento no espaço público, como é o ambiente escolar. Então é indispensável proporcionar aos professores e demais profissionais envolvidos com o trabalho escolar a compreensão e o aprofundamento do debate sobre temas da diversidade
O estudo das questões raciais pode estar presente nas diferentes disciplinas que integram o currículo escolar. Sua importância e complexidade demandam um esforço dos professores e do conhecimento oferecido aos estudantes. As atitudes a serem desenvolvidas relativas ao posicionamento social precisam ser trabalhadas com urgência para fazer frente as desigualdades e exclusões sociais. Reconhecer o respeito às identidades, diferenças e especificidades de cada pessoa como um direito social é uma questão de valorização do ser humano. Respeitar e valorizar a diversidade e combater qualquer forma de discriminação é uma ação que deve partir dos educadores.
Segundo o texto. Capítulo I - Educação na e para a diversidade: nexos necessários Maria Elly Herz Genro1 Célia Elizabete Caregnato, a escola e seus profissionais têm o compromisso ético de colocar em debate as diferenças, os assuntos e as abordagens contemporâneas, tendo em vista o fato de trabalharem com a formação do indivíduo para o convívio social. “Além disso, a escola indica, a possibilidade de mobilidade social. Não se convive razoavelmente em sociedade nem se avança de forma digna no lugar social que se ocupa se não houver fortalecimento das relações sociais democráticas, que valorizem as pessoas e grupos sociais na sua diversidade. O desejo de contribuir para essas melhorias nas relações sociais e políticas, que pode ser intrínseco a cada um de nós, só pode nascer do conhecimento, sendo que a escola e seus profissionais, mais do que outras instituições sociais – a família, por exemplo – têm o dever de proporcioná-lo. ” Não podemos fechar os olhos diante de tudo que está acontecendo a nossa volta. O mundo mudou, e os professores precisam se adaptar a esta nova realidade. Através de atividades questionadoras que tornem os alunos mais críticos.

Referências:
Gênero e Diversidade na Escola Formação de Professoras/es em Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais - Coordenação do Projeto Caderno de Atividades GDE Leila Araújo Andreia Barreto Coordenação Acadêmica Maria Luiza Heilborn Sergio Carrara Fabiola Rohden Proposta Pedagógica Laura Coutinho Heloisa Padilha Professores Especialistas Claudia Regina Ribeiro Isabel Santos Mayer José Maurício Arruti Supervisão Técnica Vanessa Leite Colaboração Islei Salloker Belsoff Santos Equipe Governa




Nenhum comentário:

Postar um comentário