Estágios de desenvolvimento de Piaget
13/11/2017
Segundo Piaget, os processos equilibradores da assimilação e da
acomodação são responsáveis por todas as mudanças associadas ao desenvolvimento
cognitivo. Segundo a teoria do desenvolvimento cognitivo, existe 4 fases de desenvolvimento.
O Estágio Sensório-Motor
O primeiro estágio de desenvolvimento, o estágio sensório-motor, durante
a infância – aproximadamente do nascimento a cerca de 18-24 meses de idade -.
Segundo Piaget, as primeiras adaptações do bebê são reflexivas. Gradualmente,
os bebês obtêm controle consciente e intencional sobre suas ações motoras. A
princípio, eles agem assim para manter ou repetir sensações interessantes. Mais
tarde, entretanto, exploram ativamente seu mundo físico e buscam com afinco
novas e interessantes sensações.
Estágio Pré-Operatório
No estágio pré-operatório, da idade
aproximada de 1 1/2 ou 2 anos a cerca de 6 ou 7 anos, a criança começa a
desenvolver ativamente as representações mentais internas, que se iniciaram no
fim do estágio sensório-motor. Segundo Piaget, o aparecimento do pensamento
representativo, durante o estágio pré-operatório, abre o caminho para o
desenvolvimento subsequente do pensamento lógico, durante o estágio de
operações concretas.
O Estágio Operatório Concreto
No estágio de operações
concretas, aproximadamente dos 7 ou 8 anos até os 11 ou 12 anos de idade,
as crianças tornam-se capazes de manipular mentalmente as representações
internas que formaram, durante o período pré-operatório. Em outras palavras,
eles agora não só têm ideias e memórias dos objetos, mas também podem realizar
operações mentais com essas ideias e memórias.
Estágio Operatório Formal
O estágio operatório
formal, aproximadamente dos 11 ou 12 anos de idade em diante, envolve
operações mentais sobre abstrações e símbolos que podem não ter formas
concretas ou físicas. Além do mais, as crianças começam a compreender algumas
coisas que elas mesmas não tinham experimentado diretamente. Durante o estágio
de operações concretas, elas começam a ser capazes de ver a perspectiva dos
outros, se a perspectiva alternativa pode ser manipulada concretamente.
Com este estudo podemos intensificar o
conhecimento nestas fases tão importantes do desenvolvimento. As crianças, cada
um em seu ritmo vão passar por todas essas fases. É importante que o professor
esteja atento para poder explorar as atividades adequadas para cada faixa
estaria. Saber dosar as etapas de desenvolvimento para ir intensificando a
aprendizagem, ajuda o desenvolvimento da criança.
Referências
http://www.helioteixeira.org/ciencias-da-aprendizagem/teoria-do-desenvolvimento-cognitivo-de-jean-piaget/
Nenhum comentário:
Postar um comentário