quinta-feira, 16 de novembro de 2017


UMA IMAGEM VALE MAIS QUE 1000 PALAVRAS
06/11/2017

A imagem auxilia visualmente um trabalho, permitindo a maior riqueza de detalhes. Coisa que sem uma foto seria quase impossível de se descrever textualmente.
O Registro Fotográfico é um documento que muitas pessoas utilizam para guardar momentos especiais de sua história de vida.
Saber o que é registro fotográfico, abre caminhos para entender as aplicações deste recurso, sua importância ao longo da história.
Vea Vecchi, acredita que toda a documentação – as descrições escritas, as transcrições das palavras das crianças, as fotografias e vídeos – torna-se uma fonte indispensável de materiais que usamos todos os dias, para sermos capazes de “ler” e refletir, tanto individual quanto coletivamente, sobre a experiência que estamos vivendo, sobre o projeto que estamos explorando. É a partir dessa leitura e reflexão frequente que nos tornamos capazes de construir teorias e hipóteses que nascem de fato do que aconteceu significativamente para as crianças.
Fundamentais para a constituição da identidade, os universos simbólicos criam o pertencimento ao ordenar a história, estabelecendo uma memória quanto ao passado e um quadro de referência para projeções do futuro. Entretanto, a dinâmica social requer a constante legitimação e reafirmação de um universo simbólico coeso dentro de um determinado grupo social

A importância da fotografia 
É incontestável afirmar que a fotografia pode ser considerada um dos grandes relicários, documento/monumento, objeto portador de memória via e própria. Tomamos como exemplo os álbuns de família, fotos de viagens, retrato de uma antiga namorada. Com ela reassumimos nossa condição de existência; com elas descobrimos que podemos preservar a lembrança dos grandes momentos e das pessoas que nos são importantes: são referências da nossa história, elas existem para nunca deixarmos de lembrar destes momentos. (FELIZARDO, SAMAIAN, 2007, p. 207) 
A fotografia é utilizada como fonte de pesquisa, é um instrumento poderoso como fonte histórica. São confiáveis, mas são possíveis de manipulação, hoje com toda essa tecnologia, foto shop, podemos manipular as imagens.  A imagem fotográfica é parte importante da ampliação da capacidade humana de se representar, reconstruindo a história e dando significados a essas representações. É uma forma de educar o olhar e a consciência, de ler o mundo em torno e de pensar sobre a realidade. Não tem como, limitar sua validade, é um registro histórico infinito.

Sugere que, em cada mudança em tempo de tormentas globalizadas, perde-se pouco mais do passado e ganham-se as benesses da ilusão televisiva. Com isto a perda das raízes é fatal. Perdem-se os rumos da própria cultura, das identidades construídas no grupo local ou no grupo familiar, da memória sofrida das conquistas coletivas, do projeto de um país com condições de vida humana para todos. Esta é a justificativa do trabalho da autora.
No âmbito metodológico, a autora pauta densa reflexão sobre o olhar e o objeto fotográfico e a fotografia como fonte histórica. Traz uma abordagem didática do recurso da fotografia para aprofundar ângulos menos visíveis ou perceptíveis de uma nova realidade histórica.



Referência: 
FELIZARDO, Adair; SAMAIN, Etienne. A fotografia como objeto e recurso de memória. Discursos fotográficos. Londrina, v.3, n.3, p.205-220, 2007. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1500/1246> Acesso em: 20 set. 2016.

VECHI, Vea. O papel do atelierista. In: EDWARDS, Carolyn, GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. A abordagem de Reggio Emilia na Educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. p.129-141.

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