quarta-feira, 8 de novembro de 2017

DIALOCIDADE
23/10/2017

” É que há um diálogo invisível, prévio, em que não necessito de inventar perguntas ou fabricar respostas. Os educadores verdadeiramente democráticos não estão-são dialógicos. Uma de suas tarefas substantivas em nossa sociedade é gestar esse clima dialógico”. Pg 81”
Estudo do capítulo do livro Á sombra desta mangueira de Paulo Freire, no capítulo sobre dialocidade, podemos perceber  à importância da comunicação, dialocidade na vida das pessoas. Atualmente temos uma comunicação instantânea com o mundo, isso que na época que o texto foi escrito Paulo Freire já se espantava com a rapidez da tecnologia. Imagina se ele estivesse vivo nos dias atuais?
Paulo Freire faz uma reflexão geral em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano, especialmente nas relações que se estabelecem entre o sujeito indagativo e o objeto, para alcançar o conhecimento.
Ressalta a importância da curiosidade. A curiosidade é que impulsiona o conhecimento. Paulo Freire mostra que é preciso estar atento as pequenas coisas de nosso dia a dia. Não deixar que a rotina vende nos olhos para os acontecimentos. Mudar nossa postura de encarar a vida e mudar nossa rotina, para e questionar, porque estou fazendo isso?
Precisamos estra sempre buscando mais e não se contentar com a rotina. Ser questionadores e fazer com que nossos alunos sejam questionadores e curiosos.

Referência

Freire,Paulo Edit  - À SOMBRA DESTA MANGUEIRA. Olho Dágua, julho 2001,S.P. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário