segunda-feira, 3 de junho de 2019



Reescrita de publicação em 14/06/2018


Tecnologia e pedagogia

Atualmente  fala-se muito em tecnologias na educação. As novas gerações estão bem conectadas com as novas tecnologias, porém os professores, muitas vezes, encontram dificuldades para acompanhar este movimento.
É a reconfiguração de saberes com o ensinar e o aprender. Novas formas de pensar. É a busca de contextos inovadores dentro da construção do conhecimento. O novo muitas vezes assusta, mas o novo está sempre relacionado com o movimento. Este movimento que traz  a inovação tecnológica dentro da pedagogia.
Não tem valor algum a escola investir em equipamentos tecnológicos se os professores não souberem trabalhar com eles, não receberem formação. E o agravante é que, muitas vezes são os professores que não se interessam em aprender. A inovação pedagógica gera esse movimento, sair da acomodação, fazer um rompimento que permita reconfigurar o conhecimento, incluindo as novas tecnologias aos saberes já adquirido. Novos modelos e práticas pedagógicas que com o apoio da tecnologia, tanto em ambientes virtuais como físicos, possibilitando ao professor novas estratégias. São as novas ideias para atuar no processo ensino aprendizagem. Somente os professores atentos a todos esses movimentos terão mais oportunidades de desenvolver um trabalho que consiga despertar interesse em seus alunos.

Abaixo listamos alguns exemplos de recursos digitas que os professores podem estar utilizando em sala de aula a fim de otimizar os conhecimentos.

Tablets

A utilização de tablets em sala de aula já é uma realidade em algumas escolas das redes pública e privada do país.

Lousa Digital

Outro recurso interessante é a lousa digital, que além da função básica de escrita, permite o uso de programas específicos para essa plataforma, com ferramentas úteis para professores de todas as disciplinas.
A lousa digital permite a reprodução de vídeos, músicas e fotos, bem como o desenvolvimento de atividades personalizadas, facilitando o entendimento dos conteúdos por parte dos alunos de uma forma que dificilmente seria possível em uma lousa convencional.
OBS.: temos relatos de várias escolas estaduais de Porto Alegre que receberam a lousa digital e não utilizam.

Aplicativos interativos

Nos aplicativos, os alunos aprendem enquanto se divertem, podendo interagir com colegas e acessar os conteúdos para estudo tanto na escola quanto em casa.

Celular

Aproveitar os recursos tecnológicos pode ser possível até mesmo com o celular - que a maioria dos alunos possui. É possível utilizá-lo em benefício do aprendizado dentro de sala por meio do desenvolvimento de atividades específicas.


Referência:
CUNHA,   Maria   Isabel   da. Inovações pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Centro de Estudos Sociais, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal, 16 a 18 de setembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário