Reescrita de publicação em 14/06/2018
Tecnologia e
pedagogia
Atualmente fala-se muito em tecnologias na educação. As
novas gerações estão bem conectadas com as novas tecnologias, porém os professores,
muitas vezes, encontram dificuldades para acompanhar este movimento.
É a
reconfiguração de saberes com o ensinar e o aprender. Novas formas de pensar. É
a busca de contextos inovadores dentro da construção do conhecimento. O novo
muitas vezes assusta, mas o novo está sempre relacionado com o movimento. Este
movimento que traz a inovação
tecnológica dentro da pedagogia.
Não tem
valor algum a escola investir em equipamentos tecnológicos se os professores não
souberem trabalhar com eles, não receberem formação. E o agravante é que, muitas
vezes são os professores que não se interessam em aprender. A inovação
pedagógica gera esse movimento, sair da acomodação, fazer um rompimento que
permita reconfigurar o conhecimento, incluindo as novas tecnologias aos saberes
já adquirido. Novos modelos e práticas pedagógicas que com o apoio da
tecnologia, tanto em ambientes virtuais como físicos, possibilitando ao
professor novas estratégias. São as novas ideias para atuar no processo ensino
aprendizagem. Somente os professores atentos a todos esses movimentos terão
mais oportunidades de desenvolver um trabalho que consiga despertar interesse
em seus alunos.
Abaixo listamos alguns exemplos de recursos digitas que os professores podem estar utilizando em sala de aula a fim de otimizar os conhecimentos.
Tablets
A utilização de tablets em
sala de aula já é uma realidade em algumas escolas das redes pública e privada
do país.
Lousa Digital
Outro recurso interessante é a lousa digital, que além da função
básica de escrita, permite o uso de programas específicos para
essa plataforma, com ferramentas úteis para professores de todas as disciplinas.
A lousa digital permite a reprodução de vídeos,
músicas e fotos, bem como o desenvolvimento de atividades personalizadas,
facilitando o entendimento dos conteúdos por parte dos alunos de uma forma que
dificilmente seria possível em uma lousa convencional.
OBS.: temos relatos de várias escolas estaduais de
Porto Alegre que receberam a lousa digital e não utilizam.
Aplicativos interativos
Nos aplicativos, os alunos aprendem enquanto se divertem, podendo
interagir com colegas e acessar os conteúdos para estudo tanto na escola quanto
em casa.
Celular
Aproveitar os recursos tecnológicos pode ser possível até mesmo
com o celular - que a maioria dos alunos possui. É possível utilizá-lo em
benefício do aprendizado dentro de sala por meio do desenvolvimento de atividades específicas.
Referência:
CUNHA,
Maria Isabel da. Inovações pedagógicas e a
reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade. VIII
Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Centro de Estudos Sociais,
Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal, 16 a 18 de setembro
de 2004.
https://www.somospar.com.br/tecnologia-na-sala-de-aula/
visitado em 03/06/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário