quarta-feira, 26 de junho de 2019


Reescrita de publicação em 09/07/2018

Endereço do Blog: https://taniaantoniazzi.blogspot.com/2018/09/ensinar-em-tempos-tecnologicos-tarefa.html

Ensinar em tempos tecnológicos

A tarefa de ensinar e aprender é um processo que envolve várias competências.  A forma tradicional de dar aula não chama mais a atenção do aluno. A relação pedagógica nos tempos de mídias móveis, precisa ser repensada, pois estamos diante de novos comportamentos dos estudantes e os professores precisam potencializar estes novos comportamentos em relação as mídias móveis, pois são instrumentos de alto poder para potencializar o aprendizado.
ensino híbrido,  é uma tendência da Educação atualmente. O ensino híbrido é quando se mescla o ensino presencial com uma proposto on line. A tecnologia presente para ajudar na aprendizagem. Mas para que esse tipo de ensino tenha sucesso é preciso que os professores repensem suas propostas e planejamentos, exige outra forma de planejamento, diferente do ensino tradicional presencial e também da aprendizagem totalmente on line.
Segundo Vaugham, o ensino hibrido,  pretende ajudar o aluno a aprender a aprender. Através da integração do presencial e on line, pode-se desenvolver um ótimo trabalho, mesmo sendo bem difícil integrar esses dois ambientes, precisando os professores desenvolver essas competências, dominar os ambientes on line.
O objetivo desta modalidade é desafiar professores e alunos a experimentar a tecnologia como ferramenta de aprendizagem. Tornando aulas mais interativas e participativas, já que nossos alunos atualmente estão constantemente conectados e utilizando as tecnologias.
As inovações das formas de ensino e aprendizagem exigem posturas mais abertas, dialógicas e emancipatórias. É preciso descentralizar os saberes diante de uma escola mais aberta. Fazer uma mescla entre o ensino presencial e on line para maximização de recursos e ter ambientes de aprendizagem mais flexíveis. Professores precisam ter iniciativas para discutir o processo de informatização na educação, transformando a prática pedagógica e as dinâmicas de sala de aula.
Os professores precisam se apropriar dos processos tecnológicos (híbridos, analógicos e digitais), o que requer novos estudos nessa temática. Nesse sentido, aprender e ensinar utilizando o aparato tecnológico requer a reflexão dos professores para assumirem um novo papel no processo de ensino aprendizagem, o que envolve uma mudança pessoal e cultural. Apesar de nos depararmos com alguns entraves, devido à falta de recursos, ainda assim acredito que o s professores podem desenvolve um bom trabalho com uso das tecnologias.
O Ensino Híbrido tenta desenvolver  a autonomia dos alunos para que possam trabalhar e compartilharem conhecimentos e maneira rápida, utilizando tecnologias digitais como aliadas nesse processo.
Como professores temos que nos atualizar e acompanhar essa mudança, a escola precisa ser esse espaço de trocas e o professor tem papel fundamental para que o processo ensino aprendizagem ocorra utilizando todas as ferramentas que possíveis e disponíveis.
REFERÊNCIA

AXT, M. A escola frente às tecnologias. Caderno Temático SMED: Multimeios e Informática Educativa, Porto Alegre, p. 35-38, 2002.Arquivo

Video do Prof. Norman Vaughan da universidade canadense Mount Royal: Sala de Aula Invertida e Ensino Hibrido na Cultura Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário