Escolas
Democráticas
As escolas democráticas estão
inseridas dentro de uma linha chamada de Pedagogia Libertária que se caracteriza
pelo estudo de questão pedagógica diante de uma perspectiva baseada na
liberdade e igualdade, eliminando as relações autoritárias presentes no modelo
educacional tradicional
Segundo Luckesi (1994) a
pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação na
personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário. Os ambientes
de ensino colocam os alunos como os atores centrais do processo educacional, ao
engajar estudantes em cada aspecto das operações da escola, incluindo
aprendizagem, ensino e liderança, lá fazem parte do processo, sendo que
participam de decisões que são importantes para a escola e para sua vida como
estudante. Os adultos participam do processo educacional facilitando as
atividades de acordo com os interesses dos estudantes. Outro aspecto importante
de uma escola democrática é dar aos estudantes a possibilidade de escolher o
que querem fazer com seu tempo. Nas escolas democráitcas os alunos são livres
para administrar seu tempo de estudo, e definir as atividades que querem
realizar. Dessa desenvolvem a iniciativa. Os estudantes dessas escolas são
responsáveis e têm o poder de dirigir seus estudos desde muito novos.
Um dos objetivos da
instituição é fazer com que a criança se sinta capaz, sinta que alcançou seus
objetivos e assim passe a acreditar em si mesma.
Aqui no Brasil temos duas
escolas que funcionam neste modelo. Precisaria mais estudo sobre estas escolas
para verificar se seguem a risca estes modelos, ou fizerem uma adaptação para o
Brasil.
Estudando as escolas democráticas, podemos perceber que é
um sonho, ter alunos focados, procurando estudar o que lhes interessa, ajudando
e mantendo a escola em ordem, sugerindo melhorias e participando na hora de
tomar as decisões.
Porém, diante de nossa
realidade, pensando na realidade das escolas estaduais, vejo que isso é uma caminhadas
muito longa. Não consigo idealizar este
modelos em nossas escolas. A educação está sucateada, professores mal pagos,
que perderam o brilho no olhar. Trabalho na SEDUC, atendo a professores
diariamente e posso perceber que são poucos que ainda acreditam que a educação
pode mudar. Nós, com certeza acreditamos, por isso estamos nos especializando e
tentando fazer a diferença.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
LUCKESI, Cipriano Carlos. A avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação – São Paulo: Ed. Cortez, 1994. Projeto Político-Pedagógico da EMEF Amorim Lima. Disponível em: http://www.amorimlima.org.br/tiki-index.php Projeto Pedagógico da Escola da Ponte. Disponível em: http://www.escoladaponte.com.pt/documen/projecto.pdf ROSA, S.S. Construtivismo e mudança. 8 ed. São Paulo, Cortez editora: 2002
http://bibliocomics.blogspot.com.br/2010/10/hoje-no-dia-das-criancas-uma-tirinha.html
Olá, Tânia, a escola democrática seria a ideal, mas neste momento não daria para colocar em prática , pois como esta nossa educação , o comportamento de alunos, evasão, não daria certo, pois na sua grande maioria não é responsável.
ResponderExcluirAbraços
Concordo plenamente
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