domingo, 6 de maio de 2018


Escolas Democráticas

As escolas democráticas estão inseridas dentro de uma linha chamada de Pedagogia Libertária que se caracteriza pelo estudo de questão pedagógica diante de uma perspectiva baseada na liberdade e igualdade, eliminando as relações autoritárias presentes no modelo educacional tradicional
Segundo Luckesi (1994) a pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário. Os ambientes de ensino colocam os alunos como os atores centrais do processo educacional, ao engajar estudantes em cada aspecto das operações da escola, incluindo aprendizagem, ensino e liderança, lá fazem parte do processo, sendo que participam de decisões que são importantes para a escola e para sua vida como estudante. Os adultos participam do processo educacional facilitando as atividades de acordo com os interesses dos estudantes. Outro aspecto importante de uma escola democrática é dar aos estudantes a possibilidade de escolher o que querem fazer com seu tempo. Nas escolas democráitcas os alunos são livres para administrar seu tempo de estudo, e definir as atividades que querem realizar. Dessa desenvolvem a  iniciativa. Os estudantes dessas escolas são responsáveis e têm o poder de dirigir seus estudos desde muito novos.
Um dos objetivos da instituição é fazer com que a criança se sinta capaz, sinta que alcançou seus objetivos e assim passe a acreditar em si mesma.
Aqui no Brasil temos duas escolas que funcionam neste modelo. Precisaria mais estudo sobre estas escolas para verificar se seguem a risca estes modelos, ou fizerem uma adaptação para o Brasil.
Estudando as  escolas democráticas, podemos perceber que é um sonho, ter alunos focados, procurando estudar o que lhes interessa, ajudando e mantendo a escola em ordem, sugerindo melhorias e participando na hora de tomar as decisões.

Porém, diante de nossa realidade, pensando na realidade das escolas estaduais, vejo que isso é uma caminhadas muito longa.  Não consigo idealizar este modelos em nossas escolas. A educação está sucateada, professores mal pagos, que perderam o brilho no olhar. Trabalho na SEDUC, atendo a professores diariamente e posso perceber que são poucos que ainda acreditam que a educação pode mudar. Nós, com certeza acreditamos, por isso estamos nos especializando e tentando fazer a diferença.

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Referências
 FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

LUCKESI, Cipriano Carlos. A avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação – São Paulo: Ed. Cortez, 1994. Projeto Político-Pedagógico da EMEF Amorim Lima. Disponível em: http://www.amorimlima.org.br/tiki-index.php Projeto Pedagógico da Escola da Ponte. Disponível em: http://www.escoladaponte.com.pt/documen/projecto.pdf ROSA, S.S. Construtivismo e mudança. 8 ed. São Paulo, Cortez editora: 2002
http://bibliocomics.blogspot.com.br/2010/10/hoje-no-dia-das-criancas-uma-tirinha.html


2 comentários:

  1. Olá, Tânia, a escola democrática seria a ideal, mas neste momento não daria para colocar em prática , pois como esta nossa educação , o comportamento de alunos, evasão, não daria certo, pois na sua grande maioria não é responsável.
    Abraços

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