terça-feira, 22 de maio de 2018


Pedagogia de Projetos

Na interdisciplina de didática estamos estudando Pedagogia de Projetos que pode ser definida como um método no qual a turma trabalha em atividades com propósitos definidos. No trabalho com projetos o próprio aluno constrói o conhecimento. O professor apenas propõe situações de ensino baseadas nas descobertas espontâneas e significativas dos alunos.
O ensino por projetos se dá numa construção significativa em diversos aspectos, não só o cognitivo. No projeto trabalhamos com diversas áreas interligadas, a construção do conhecimento ocorre através das descobertas espontâneas dos alunos, o professor fica como mediador, o aluno participa, aprende, descobre.
Quando trabalhamos por projetos descobrimos que cada grupo é único, isto é, possui características próprias, um mesmo projeto pode ser aplicado em diversas turmas com mesma faixa etária, o resultado vai ser diferente em cada turma. Seus participantes têm ritmos e estilos diferentes. Portanto, o trabalho de um grupo não deve ser comparado com o de outro, cada turma vai desenvolver suas potencialidades. A resolução do problema proposto pelo projeto de trabalho, se dará em função das experiências e expectativas dos componentes de cada grupo, levando em consideração a bagagem cultural de cada grupo, o meio em que vivem e interesses da turma. O projeto de trabalho deve se desenvolver apoiado na realidade de cada grupo. 

Referências

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. 5 ed. Porto Alegre: Artmed,1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário