Pedagogia
de Projetos
Na
interdisciplina de didática estamos estudando Pedagogia de Projetos que pode
ser definida como um método no qual a turma trabalha em atividades com
propósitos definidos. No trabalho com projetos o próprio aluno constrói o
conhecimento. O professor apenas propõe situações de ensino baseadas nas descobertas
espontâneas e significativas dos alunos.
O ensino por projetos se dá numa construção significativa em diversos aspectos, não só o cognitivo. No projeto trabalhamos com diversas áreas interligadas, a construção do conhecimento ocorre através das descobertas espontâneas dos alunos, o professor fica como mediador, o aluno participa, aprende, descobre.
O ensino por projetos se dá numa construção significativa em diversos aspectos, não só o cognitivo. No projeto trabalhamos com diversas áreas interligadas, a construção do conhecimento ocorre através das descobertas espontâneas dos alunos, o professor fica como mediador, o aluno participa, aprende, descobre.
Quando trabalhamos
por projetos descobrimos que cada grupo é único, isto é, possui características
próprias, um mesmo projeto pode ser aplicado em diversas turmas com mesma faixa
etária, o resultado vai ser diferente em cada turma. Seus participantes têm
ritmos e estilos diferentes. Portanto, o trabalho de um grupo não deve ser
comparado com o de outro, cada turma vai desenvolver suas potencialidades. A
resolução do problema proposto pelo projeto de trabalho, se dará em função das
experiências e expectativas dos componentes de cada grupo, levando em
consideração a bagagem cultural de cada grupo, o meio em que vivem e interesses
da turma. O projeto de trabalho deve se desenvolver apoiado na realidade de
cada grupo.
Referências
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A
organização do currículo por projetos de trabalho. 5 ed. Porto Alegre:
Artmed,1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário