Palavras Geradoras
Para
alfabetizar adultos e crianças é importante trabalhar com a bagagem cultural que os alunos
trazem de seu contexto social, não
adianta desenvolver práticas pedagógicas baseadas em repetição de palavras
desconectadas com a realidade deles. Isso acaba gerando um desinteresse dos
alunos.
Paulo Freire, buscou formas de educar de modo a promover uma
escolarização cumpridora de seu papel social, utilizando temas geradores como
uma proposta de ensino. O maior desafio
do professor é a construção junto aos alunos de práticas que proporcionem uma visão mais crítica da sociedade em que
vivem e esta era a proposta de Paulo Freire. Essa postura fica mais clara nas
palavras de Freire Freire (1999, p. 102):
Não
seria, porém, com essa educação desvinculada da vida, centrada na palavra, em
que é altamente rica, mas na palavra ‘milagrosamente’ esvaziada da realidade
que deveria apresentar, pobre de atividades com que o educando ganhe a
experiência do fazer, que desenvolveríamos no brasileiro a criticidade de sua
consciência indispensável à nossa democratização.
As
palavras geradoras são retiradas do contexto em que estão inseridos os alunos, proporcionando
um ensino mais significativo, abrangendo as discussões em sala de aula, incitando a
curiosidade, a investigação e consequentemente gerando o conhecimento.
Fontes:
FREIRE, P. Educação como prática da
liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
Imagem - https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_Paulo_Freire
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