quinta-feira, 31 de maio de 2018


Palavras Geradoras
Para alfabetizar adultos e crianças é importante  trabalhar com a bagagem cultural que os alunos  trazem de seu contexto social, não adianta desenvolver práticas pedagógicas baseadas em repetição de palavras desconectadas com a realidade deles. Isso acaba gerando um desinteresse dos alunos.
Paulo Freire, buscou  formas de educar de modo a promover uma escolarização cumpridora de seu papel social, utilizando temas geradores como uma proposta de ensino. O maior  desafio do professor é a construção junto aos alunos de práticas que proporcionem  uma visão mais crítica da sociedade em que vivem e esta era a proposta de Paulo Freire. Essa postura fica mais clara nas palavras de Freire Freire (1999, p. 102):
Não seria, porém, com essa educação desvinculada da vida, centrada na palavra, em que é altamente rica, mas na palavra ‘milagrosamente’ esvaziada da realidade que deveria apresentar, pobre de atividades com que o educando ganhe a experiência do fazer, que desenvolveríamos no brasileiro a criticidade de sua consciência indispensável à nossa democratização.

As palavras geradoras são retiradas do contexto em que estão inseridos os alunos, proporcionando um ensino mais significativo, abrangendo  as discussões em sala de aula, incitando a curiosidade, a investigação e consequentemente gerando o conhecimento.



Fontes:
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. 
Imagem - https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_Paulo_Freire

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