segunda-feira, 24 de setembro de 2018



O mestre do impossível

O livro de Maria Cristina Kupfer. Freud e a Educação -  O mestre do impossível, traz à luz questões como o desejo de aprender, o processo da transferência e o papel do professor no processo transferencial, sendo que esses temas são abordados em uma perspectiva freudiana. O desejo de aprender sempre foi um tema que chamou bastante atenção de Freud, pois este se perguntava o que impulsionava as pessoas que sempre estavam à procura de respostas, principalmente os cientistas e as crianças.  Para Freud há um momento decisivo na vida do ser humano, é o momento da descoberta ao qual ele chama de diferença sexual anatômica. Sendo que esta descoberta implica justamente entender que, de fato alguma coisa falta, ou seja, a angústia provém de uma nova compreensão de antigas perdas, e para essa angustia de perda Freud chamou de angústia de castração. 
O livro fala sobre educação e psicanálise. A importância de articular as ideias, refletir a todo momento as ideias da psicanálise com a educação.  Segundo Freud, ser professor é uma profissão impossível, por todas as questões que envolvem a educação e o aprendizado, o que a autora rebate afirmando que impossível não é irrealizável. Nós professores sabemos muito bem que somos os profissionais considerados do impossível, mas muito pouco valorizados por toda a sociedade e lideranças governamentais. O que fazemos é por amor, dedicação e vontade de transmitir o conhecimento.

Reescrita do Blog

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