O mestre do impossível
O livro de Maria Cristina Kupfer. Freud e a
Educação - O mestre do impossível, traz à luz questões
como o desejo de aprender, o processo da transferência e o papel do professor
no processo transferencial, sendo que esses temas são abordados em uma perspectiva
freudiana. O desejo de aprender sempre foi um tema que chamou bastante atenção
de Freud, pois este se perguntava o que impulsionava as pessoas que sempre
estavam à procura de respostas, principalmente os cientistas e as
crianças. Para Freud há um momento decisivo na vida do ser humano, é o
momento da descoberta ao qual ele chama de diferença sexual anatômica. Sendo
que esta descoberta implica justamente entender que, de fato alguma coisa
falta, ou seja, a angústia provém de uma nova compreensão de antigas perdas, e
para essa angustia de perda Freud chamou de angústia de castração.
O livro fala sobre educação e psicanálise. A importância de
articular as ideias, refletir a todo momento as ideias da psicanálise com a
educação. Segundo Freud, ser professor é
uma profissão impossível, por todas as questões que envolvem a educação e o
aprendizado, o que a autora rebate afirmando que impossível não é irrealizável.
Nós professores sabemos muito bem que somos os profissionais considerados do
impossível, mas muito pouco valorizados por toda a sociedade e lideranças
governamentais. O que fazemos é por amor, dedicação e vontade de transmitir o
conhecimento.
Reescrita do Blog
https://taniaantoniazzi.blogspot.com/2015/10/o-mestre-do-impossivel-o-livro-tras-luz_23.html - publicado 23/10/2015
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