Data da publicação: 19/10/2017
Respeito a diversidade
A educação é um direito fundamental e passa a ser
também um direito humano, ela deve promover o desenvolvimento humano e a
possibilidade de aprendizado prático sobre a convivência no meio social.
Atualmente nos deparamos com muitas discussões sobre o tema diversidade.
Nesse sentido, é importante que o ambiente escolar
proporcione aos aos professores e demais profissionais envolvidos com o
trabalho escolar a compreensão e o aprofundamento do debate sobre temas da
diversidade.
Como o nome já diz, diversidade deve ser estudada e
tratada nas diversas áreas. Não somente a questão racial, mas as diversas
situações que os educadores se deparam no convívio diários com os alunos.
O estudo das
questões ligadas a diversidade pode estar presente nas diferentes disciplinas
que integram o currículo escolar. Sua importância e complexidade demandam um
esforço dos professores e do conhecimento oferecido aos estudantes. As atitudes
a serem desenvolvidas relativas ao posicionamento social precisam ser
trabalhadas com urgência para fazer frente as desigualdades e exclusões
sociais. Reconhecer o respeito às identidades, diferenças e especificidades de
cada pessoa como um direito social é uma questão de valorização do ser humano.
Respeitar e valorizar a diversidade e combater qualquer forma de discriminação
é uma ação que deve partir dos educadores.
Segundo Heilborn e outros, a escola e seus
profissionais têm o compromisso ético de colocar em debate as diferenças, os
assuntos e as abordagens contemporâneas, tendo em vista o fato de trabalharem
com a formação do indivíduo para o convívio social. “Além disso, a escola
indica, a possibilidade de mobilidade social. Não se convive razoavelmente em
sociedade nem se avança de forma digna no lugar social que se ocupa se não
houver fortalecimento das relações sociais democráticas, que valorizem as
pessoas e grupos sociais na sua diversidade. O desejo de contribuir para essas
melhorias nas relações sociais e políticas, que pode ser intrínseco a cada um
de nós, só pode nascer do conhecimento, sendo que a escola e seus
profissionais, mais do que outras instituições sociais – a família, por exemplo
– têm o dever de proporcioná-lo. ” Não podemos fechar os olhos diante de tudo
que está acontecendo a nossa volta. O mundo mudou, e os professores precisam se
adaptar a esta nova realidade. Através de atividades questionadoras que tornem
os alunos mais críticos.
É essencial
que o professor se preocupe em
desenvolver a aula reconhecendo as
diferenças existentes entre os alunos, a fim de oportunizar um ensino igual
para todos, valorizando a contribuição de todos e levando a aprendizagem. O Conselho
Nacional de Educação no seu Parecer n. 017/2001, nos diz que
“A consciência do direito de constituir uma identidade própria
e do reconhecimento da identidade do outro se traduz no direito à igualdade e
no respeito às diferenças, assegurando oportunidades diferenciadas (equidade),
tantas quantas forem necessárias, com vistas à busca da igualdade. O princípio
da equidade reconhece a diferença e a necessidade de haver condições
diferenciadas para o processo educacional. ” (BRASIL, 200, p.11)
Assim
podemos dizer que o professor que reconhece as diferenças em suas aulas é capaz
de reconhecer o outro e valorizá-lo de acordo com suas especificidades e
potencialidades, assegurando aos alunos aigualdade de oportunidades.
Referências:
Gênero e
Diversidade na Escola Formação de Professoras/es em Gênero, Sexualidade,
Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais - Coordenação do Projeto Caderno de
Atividades GDE Leila Araújo Andreia Barreto Coordenação Acadêmica Maria Luiza
Heilborn Sergio Carrara Fabiola Rohden Proposta Pedagógica Laura Coutinho
Heloisa Padilha Professores Especialistas Claudia Regina Ribeiro Isabel Santos
Mayer José Maurício Arruti Supervisão Técnica Vanessa Leite Colaboração Islei
Salloker Belsoff Santos Equipe Governa
BRASIL,
Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação das Relações Étnicos-Raciais e para o Ensino de História e Cultura
AfroBrasileira e Africana. Brasília: MEC/CNE, 2004.
______.
Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 017/2001. Brasília. MEC/CNE 2001.
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