quarta-feira, 17 de abril de 2019



Reescrita de publicação em 01/04/2018


CIBERCULTURA

Cibercultura, segundo a Wikipédia,  é a cultura que surgiu, ou surge, ou está surgindo, a partir do uso da rede de computadores, e de outros suportes tecnológicos, através da comunicação virtual, a indústria do entretenimento e o comércio eletrônico, no qual se configura o presente, já que a cultura contemporânea é marcada pelas tecnologias digitais, resultado da evolução da cultura moderna. É também o estudo de vários fenômenos sociais associados à internet e outras novas formas de comunicação em rede, como as comunidades on-line, jogos de multiusuários, jogos sociais, mídias sociais, realidade aumentada, mensagens de texto, e inclui questões relacionadas à identidade, privacidade e formação de rede.
A Cibercultura é resultante do próprio processo tecnológico criado pela humanidade, ela é produto da técnica de certa cultura que possui características próprias, sendo uma delas as novas tecnologias do virtual.
Percebe-se que a velocidade é o ponto principal, tudo ocorre com muita rapidez. Quando uma pessoa entra na rede, ela precisa estar muito atenta porque várias coisas acontecem ao mesmo tempo. Isso é uma forte característica dos jovens.
Essa nova geração é fortemente influenciada pelas tecnologias digitais e nesse contexto as famílias cada vez conversam menos.
Presinski (2001) chamou os alunos de hoje  de Nativos Digitais, são uma geração que cresceram com a tecnologia, não é simplesmente uma mudança de roupa, ou cabelo, é bem mais abrangente esse comportamento das novas gerações. E chamou de imigrantes digitais a geração mais antiga que em algum momento de suas vidas tiveram que se adaptar a essa demanda tecnológica. Nessa categoria encontramos os pais e professores.
Os nativos digitais gostam de processar várias informações ao mesmo tempo. É uma característica dessa geração. Presnky (2001) fala, nós imigrantes digitais não conseguimos entender como esta geração consegue fazer  múltiplas tarefas ao mesmo tempo e chegar ao aprendizado. Presnky afirma

Os professores imigrantes digitais afirmam que os aprendizes são os mesmos que eles sempre foram, e que os mesmos métodos que funcionaram com os professores quando eles eram estudantes funcionarão com seus alunos agora. Mas esta afirmação não é mais válida. Os alunos de hoje são diferentes.  (PRENSKY, 2001, p.3)

À medida que vamos avançando nos anos, percebemos que uso da tecnologia vai se multiplicando na vida escolar e social. Nos dias atuais pode-se dizer que é quase impossível fazer uma graduação sem ter um computador e acesso a internet. É através da tecnologia que superamos as limitações de espaço e tempo. Aumentando as interações neste chamado ciberespaço.
Para Pierre Lévy, o ciberespaço é “o espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores”. Esse espaço está além do que compreendemos como espaço físico, de modo que não podemos medi-lo, delimitá-lo ou mensurá-lo utilizando as grandezas físicas habituais. Para Margaret Wertheim,

esse novo espaço digital está além do espaço que a física descreve, pois o ciberdomínio não é feito de forças e partículas físicas, mas de bits e bytes (...). Em particular, esse novo espaço não está contido em nenhum complexo hiperespacial dos físicos. Seja qual for o número de dimensões que os físicos acrescentem às suas equações, o ciberespaço continuará fora de todas elas. Com o ciberespaço, descobrimos um lugar além do hiperespaço (2001, p. 167).

Nessa cultura são percebidos  novos modos de agir e, principalmente, de pensar, bem diferentes daqueles aos quais estávamos acostumados antes do advento da internet. Acredita-se que esta nova cultura vem agregar  nos espaços escolares, pode-se dizer que é uma integração entre o homem e a máquina.

Referências
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
PRENSKY, Marc. Nativos Digitais Imigrantes Digitais, 2001. Disponível em http://www.marcprensky.com/writing Acesso em 01 ago. 2011 (texto publicado na sua primeira versão em 2001). Acesso em 19 de maio 2019.
WERTHEIM, Margaret. Uma história do espaço de Dante à internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cibercultura



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