segunda-feira, 15 de abril de 2019



Reescrita de publicação em 13/03/2018



Linguagem Oral

Segundo Skinner,  a criança desenvolve a linguagem através da influência do meio, da imitação. A imitação, segundo o autor, tem um padrão fixo: adulto fala, criança imita a fala e é recompensada e assim vai desenvolvendo sua linguagem, sofrendo influência do meio. Ou seja, estímulo – resposta – esforço.
Vygotsky, acredita que a aquisição da linguagem na criança se dá devido à interação que a mesma possui com o ambiente que a rodeia e o convívio com outros da espécie. A linguagem não é apenas uma forma de se comunicar é muito mais amplo, envolve interação com o meio e formação de caráter e sociabilização.
Para Vygotsky, pode-se considerar a linguagem como um instrumento complexo que viabiliza a comunicação e a vida em sociedade. Sem ela, o ser humano não é social, nem cultural. Segundo ele, pensamento e linguagem tem origens diferentes. Inicialmente ,no inicio da vida humana, o pensamento não é verbal e a fala não é intelectual. Desta maneira, o balbucio e o choro da criança nos primeiros meses de vida são estágios do desenvolvimento da fala que não têm relação com a evolução do pensamento, sendo consideradas como manifestações de comportamento emocional.
Analisando algumas suposições de aquisição da linguagem, através de texto de Samanta Demétrio da Silva,  podemos fazer um levantamento de várias hipóteses que podem fazer com que a criança desenvolva a sua linguagem. Podemos perceber que é através da repetição, imitação, observação, estímulo, que a criança vai desenvolvendo a linguagem. Através dos sentidos os pequenos vão sendo estimulados para a linguagem oral.
Ou seja, vários fatores colaboram para a aquisição da linguagem, a interação com o meio, fatores inatos, observação, imitação assim a criança vai se desenvolvendo e adquirindo a linguagem oral.

Referências: SILVA, Samanta Demetrio da. Aquisição da linguagem. In: https://www.webartigos.com/artigos/aquisicao-da-linguagem/43208. Acesso em: 14, mar. 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário