Reescrita de publicação em 13/03/2018
Linguagem Oral
Segundo Skinner, a criança desenvolve a
linguagem através da influência do meio, da imitação. A imitação, segundo o
autor, tem um padrão fixo: adulto fala, criança imita a fala e é recompensada e
assim vai desenvolvendo sua linguagem, sofrendo influência do meio. Ou seja,
estímulo – resposta – esforço.
Vygotsky, acredita que a aquisição
da linguagem na criança se dá devido à interação que a mesma possui com o
ambiente que a rodeia e o convívio com outros da espécie. A linguagem não é
apenas uma forma de se comunicar é muito mais amplo, envolve interação com o
meio e formação de caráter e sociabilização.
Para Vygotsky, pode-se considerar
a linguagem como um instrumento complexo que viabiliza a comunicação e a vida
em sociedade. Sem ela, o ser humano não é social, nem cultural. Segundo ele,
pensamento e linguagem tem origens diferentes. Inicialmente ,no inicio da vida
humana, o pensamento não é verbal e a fala não é intelectual. Desta maneira, o
balbucio e o choro da criança nos primeiros meses de vida são estágios do
desenvolvimento da fala que não têm relação com a evolução do pensamento, sendo
consideradas como manifestações de comportamento emocional.
Analisando algumas suposições de aquisição da
linguagem, através de texto de Samanta Demétrio da Silva, podemos fazer um levantamento de várias
hipóteses que podem fazer com que a criança desenvolva a sua linguagem. Podemos
perceber que é através da repetição, imitação, observação, estímulo, que a
criança vai desenvolvendo a linguagem. Através dos sentidos os pequenos vão
sendo estimulados para a linguagem oral.
Ou seja, vários fatores colaboram para a aquisição
da linguagem, a interação com o meio, fatores inatos, observação, imitação
assim a criança vai se desenvolvendo e adquirindo a linguagem oral.
Referências: SILVA, Samanta Demetrio da. Aquisição da linguagem. In: https://www.webartigos.com/artigos/aquisicao-da-linguagem/43208.
Acesso em: 14, mar. 2018.
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