terça-feira, 9 de abril de 2019



Reescrita de publicação em 19/11/2017


Estágios de desenvolvimento de Piaget
Piaget (1990) através de estudos empíricos distingue quatro estádios de desenvolvimento do conhecimento: Estádio Sensório-motor, Estádio Pré-operatório, Estádio das Operações Concretas e Estádio Operatório Formal.

O Estágio Sensório-Motor
O primeiro estágio de desenvolvimento, o estágio sensório-motor, durante a infância – aproximadamente do nascimento a cerca de 18-24 meses de idade -. Segundo Piaget, as primeiras adaptações do bebê são reflexivas. Gradualmente, os bebês obtêm controle consciente e intencional sobre suas ações motoras. A princípio, eles agem assim para manter ou repetir sensações interessantes. Mais tarde, entretanto, exploram ativamente seu mundo físico e buscam com afinco novas e interessantes sensações.
 Estágio Pré-Operatório
No estágio pré-operatório, da idade aproximada de 1 1/2 ou 2 anos a cerca de 6 ou 7 anos, a criança começa a desenvolver ativamente as representações mentais internas, que se iniciaram no fim do estágio sensório-motor. Segundo Piaget, o aparecimento do pensamento representativo, durante o estágio pré-operatório, abre o caminho para o desenvolvimento subsequente do pensamento lógico, durante o estágio de operações concretas.
O Estágio Operatório Concreto
No estágio de operações concretas, aproximadamente dos 7 ou 8 anos até os 11 ou 12 anos de idade, as crianças tornam-se capazes de manipular mentalmente as representações internas que formaram, durante o período pré-operatório. Em outras palavras, eles agora não só têm ideias e memórias dos objetos, mas também podem realizar operações mentais com essas ideias e memórias.
Estágio Operatório Formal
estágio operatório formal, aproximadamente dos 11 ou 12 anos de idade em diante, envolve operações mentais sobre abstrações e símbolos que podem não ter formas concretas ou físicas. Além do mais, as crianças começam a compreender algumas coisas que elas mesmas não tinham experimentado diretamente. Durante o estágio de operações concretas, elas começam a ser capazes de ver a perspectiva dos outros, se a perspectiva alternativa pode ser manipulada concretamente.
Piaget (1969), muito contribuiu para compreendermos melhor o processo em que se vivencia a construção do conhecimento no indivíduo e sobre o desenvolvimento mental. Afirma que o indivíduo está constantemente interagindo com o meio ambiente. A interação resulta uma mudança contínua, que foi chamada de adaptação. Essas etapas adaptativas são formadas por dois processos: assimilação e acomodação. A assimilação está relacionada à apropriação de conhecimentos, permite entender que o ato de aprender é um ato de conhecimento que vamos acumulando ao longo dos tempos, através das trocas que fazemos com o meio em que estamos inseridos, onde acumulamos mentalmente os fatos, fenômenos e relações do mundo, da natureza e da sociedade.
Podemos dizer que a aprendizagem é uma relação cognitiva entre o sujeito e os objetos de conhecimento. A acomodação é que ajuda na reorganização e na modificação dos esquemas anteriores do indivíduo para ajustá-los a cada nova experiência, acomodando às estruturas mentais já existentes. A adaptação é o equilíbrio entre assimilação e acomodação, e acarreta uma mudança no indivíduo. Para Piaget (1969, p.38), a inteligência é adaptação na sua forma mais elevada, isto é, o desenvolvimento mental, em sua organização progressiva, é uma forma de adaptação sempre mais precisa à realidade.

Para Piaget (1969, p.38), a inteligência é adaptação na sua forma mais elevada, isto é, o desenvolvimento mental, em sua organização progressiva, é uma forma de adaptação sempre mais precisa à realidade.



O estudo de Piaget pode ajudar muitos professores a desenvolver atividades pertinentes a faixa etária e estágio de desenvolvimento. Podendo explorar bem mais o potencial de seus alunos, desenvolver raciocínio e o trabalho será mais adequado a faixa etária.


Referências
PIAGET. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982. [Psychologie et Pédagogie, 1969] .
PIAGET.A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1978.

Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget Por Hélio Teixeira  - 8 de dezembro de 2011

http://www.helioteixeira.org/ciencias-da-aprendizagem/teoria-do-desenvolvimento-cognitivo-de-jean-piaget/


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