Reescrita de publicação em 19/11/2017
Endereço
do Blog: https://taniaantoniazzi.blogspot.com/2017/11/estagios-de-desenvolvimento-de-piaget.html
Estágios de desenvolvimento de Piaget
Piaget
(1990) através de estudos empíricos distingue quatro estádios de
desenvolvimento do conhecimento: Estádio Sensório-motor, Estádio
Pré-operatório, Estádio das Operações Concretas e Estádio Operatório Formal.
O Estágio Sensório-Motor
O primeiro estágio de desenvolvimento, o estágio
sensório-motor, durante a infância – aproximadamente do nascimento a cerca
de 18-24 meses de idade -. Segundo Piaget, as primeiras adaptações do bebê são
reflexivas. Gradualmente, os bebês obtêm controle consciente e intencional
sobre suas ações motoras. A princípio, eles agem assim para manter ou repetir
sensações interessantes. Mais tarde, entretanto, exploram ativamente seu mundo
físico e buscam com afinco novas e interessantes sensações.
Estágio Pré-Operatório
No estágio pré-operatório, da idade aproximada de 1
1/2 ou 2 anos a cerca de 6 ou 7 anos, a criança começa a desenvolver ativamente
as representações mentais internas, que se iniciaram no fim do estágio
sensório-motor. Segundo Piaget, o aparecimento do pensamento representativo,
durante o estágio pré-operatório, abre o caminho para o desenvolvimento
subsequente do pensamento lógico, durante o estágio de operações concretas.
O Estágio Operatório Concreto
No estágio de operações concretas,
aproximadamente dos 7 ou 8 anos até os 11 ou 12 anos de idade, as crianças
tornam-se capazes de manipular mentalmente as representações internas que
formaram, durante o período pré-operatório. Em outras palavras, eles agora não
só têm ideias e memórias dos objetos, mas também podem realizar operações
mentais com essas ideias e memórias.
Estágio Operatório Formal
O estágio operatório formal, aproximadamente
dos 11 ou 12 anos de idade em diante, envolve operações mentais sobre
abstrações e símbolos que podem não ter formas concretas ou físicas. Além do
mais, as crianças começam a compreender algumas coisas que elas mesmas não
tinham experimentado diretamente. Durante o estágio de operações concretas,
elas começam a ser capazes de ver a perspectiva dos outros, se a perspectiva
alternativa pode ser manipulada concretamente.
Piaget (1969), muito contribuiu para compreendermos melhor o
processo em que se vivencia a construção do conhecimento no indivíduo e sobre o
desenvolvimento mental. Afirma que o indivíduo está constantemente interagindo
com o meio ambiente. A interação resulta uma mudança contínua, que foi chamada
de adaptação. Essas etapas adaptativas são formadas por dois processos:
assimilação e acomodação. A assimilação está relacionada à apropriação de
conhecimentos, permite entender que o ato de aprender é um ato de conhecimento
que vamos acumulando ao longo dos tempos, através das trocas que fazemos com o
meio em que estamos inseridos, onde acumulamos mentalmente os fatos, fenômenos
e relações do mundo, da natureza e da sociedade.
Podemos dizer que a aprendizagem é uma relação cognitiva entre o sujeito e os objetos de conhecimento. A acomodação é que ajuda na reorganização e na modificação dos esquemas anteriores do indivíduo para ajustá-los a cada nova experiência, acomodando às estruturas mentais já existentes. A adaptação é o equilíbrio entre assimilação e acomodação, e acarreta uma mudança no indivíduo. Para Piaget (1969, p.38), a inteligência é adaptação na sua forma mais elevada, isto é, o desenvolvimento mental, em sua
organização progressiva, é uma forma de adaptação sempre mais precisa à
realidade.
Para Piaget (1969, p.38), a inteligência é adaptação na sua
forma mais elevada, isto é, o desenvolvimento mental, em sua organização
progressiva, é uma forma de adaptação sempre mais precisa à realidade.
O estudo de Piaget pode ajudar muitos professores a
desenvolver atividades pertinentes a faixa etária e estágio de desenvolvimento.
Podendo explorar bem mais o potencial de seus alunos, desenvolver raciocínio e o trabalho será mais adequado a faixa etária.
Referências
PIAGET. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982. [Psychologie et
Pédagogie, 1969] .
PIAGET.A formação do
símbolo na criança. Rio de
Janeiro, RJ: Zahar, 1978.
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget Por Hélio
Teixeira - 8 de dezembro de 2011
http://www.helioteixeira.org/ciencias-da-aprendizagem/teoria-do-desenvolvimento-cognitivo-de-jean-piaget/
Nenhum comentário:
Postar um comentário