segunda-feira, 15 de outubro de 2018


Reflexão sobre a prática docente


Na interdisciplina Escola, Projeto Pedagógico e Currículo, fomos incentivados a refletir sobre a prática pedagógica.   A relação professor-aluno tem sido uma das principais preocupações do estudo das práticas pedagógicas.  O que se observa é que, por não se dar a devida atenção à formação e prática docente, muitas ações desenvolvidas no ambiente escolar acabam por fracassar. Hoje os alunos encontram-se em uma realidade, onde a tecnologia se faz presente constantemente, é preciso que o professor fique conectado com seu aluno, para não perder a atenção da turma e usar a tecnologia a seu favor.
A prática pedagógica deve ser coerente com a turma e com o perfil do professor. O educador deve saber ouvir, ponderar e ver o que é possível de ser realizado. O ser humano está em constante aprendizado, inclusive o professor. “E uma das condições necessárias a pensar certo é não estarmos demasiado certos de nossas certezas” (FREIRE, 1996, p.30). Daí a importância de estabelecer uma reflexão aprofundada sobre a prática pedagógica.
Este semestre com o estágio, tivemos este momento de reflexão, como fazer um planejamento que se adequasse a realidade da turma. Usando a teoria e aplicando no dia a dia da turma, no planejamento, sabendo a importância de se ter um planejamento flexível e melhora nossa prática pedagógica.
 A escola é formadora de cidadãos, com a possibilidade da construção do conhecimento pelo aluno. Assim podemos reafirmar a importância rever alguns aspectos da realidade atual da escola e dos alunos, no sentido de propiciar condições favoráveis para o aprendizado, possibilitando o interesse de professores e alunos, para que constantemente pensem sobre essa realidade.

Publicação no Blog em 18/12/2016
Endereço do Blog

Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.


Nenhum comentário:

Postar um comentário