Na interdisciplina Escola, Projeto Pedagógico e
Currículo, fomos incentivados a refletir sobre a prática pedagógica.
A relação professor-aluno tem sido uma das principais preocupações
do estudo das práticas pedagógicas. O que se observa é que, por não se
dar a devida atenção à formação e prática docente, muitas ações desenvolvidas
no ambiente escolar acabam por fracassar. Hoje os alunos encontram-se em uma
realidade, onde a tecnologia se faz presente constantemente, é preciso que o
professor fique conectado com seu aluno, para não perder a atenção da turma e
usar a tecnologia a seu favor.
A prática pedagógica deve ser coerente com a turma e com o
perfil do professor. O educador deve saber ouvir,
ponderar e ver o que é possível de ser realizado. O ser humano está em
constante aprendizado, inclusive o professor. “E uma das condições necessárias
a pensar certo é não estarmos demasiado certos de nossas certezas” (FREIRE,
1996, p.30). Daí a
importância de estabelecer uma reflexão aprofundada sobre a prática pedagógica.
Este semestre com o estágio, tivemos este momento
de reflexão, como fazer um planejamento que se adequasse a realidade da turma.
Usando a teoria e aplicando no dia a dia da turma, no planejamento, sabendo a
importância de se ter um planejamento flexível e melhora nossa prática
pedagógica.
A escola é
formadora de cidadãos, com a possibilidade da construção do conhecimento pelo
aluno. Assim podemos reafirmar a importância rever alguns aspectos da realidade
atual da escola e dos alunos, no sentido de propiciar condições favoráveis para
o aprendizado, possibilitando o interesse de professores e alunos, para que
constantemente pensem sobre essa realidade.
Publicação no Blog em 18/12/2016
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Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à
prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
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