ORGANIZAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR
O tempo escolar ao longo dos anos
foi se modificando. Cada escola deve levar em consideração a sua realidade, a
sua região e a estrutura de cada espaço escolar.
Quando falamos de tempo escolar
deveremos compreender como uma construção social e cultural que pode ser expressado
de diferentes maneiras, como um todo, o ano letivo, ou quebrado em dias e
períodos.
Enguita (1989) diz:
A sucessão de períodos muito breves –
sempre de menos de uma hora – dedicados a matérias muito diferentes entre si,
sem necessidade de sequência lógica entre elas, sem atender à melhor ou à pior
adequação de seu conteúdo a períodos mais longos ou mais curtos e sem prestar
nenhuma atenção à cadência do interesse e do trabalho dos estudantes; em suma,
a organização habitual do horário escolar ensina ao estudante que o importante
não é a qualidade precisa de seu trabalho, a que o dedica, mas sua duração. A
escola é o primeiro cenário em que a criança e o jovem presenciam, aceitam e
sofrem a redução de seu trabalho a trabalho abstrato. (ENGUITA, 1989, p.180)
Enguita questiona a
quebra do raciocínio e a qualidade quando se prioriza o tempo e não a qualidade
do ensino, em relação ma matérias que são ministradas em períodos, muitas vezes
quando o professor está no meio de uma explanação precisa interromper porque
acabou o período.
Levando em
consideração as adversidades de cada região, é preciso focar e reformular a forma em que o tempo escolar é
organizado, para melhorar a qualidade do trabalho pedagógico. O professor tem
papel importante nessa organização de tempo escolar. Muitas vezes é necessário
mudar seu planejamento inicial em função de interesse da turma sobre alguma
descoberta, ou pesquisa que despertou a atenção da turma, mas muitas vezes essa
descoberta pode ser barrada por falta de tempo, termina o período e já vem
outro assunto, outra matéria.
O que questionamos é se esse tempo organizado, rígido, da escola
favorece uma aprendizagem autônoma? Valoriza o tempo vivido? Ou apenas segue um
planejamento rígido.
Muitas vezes as escolas precisam
cumprir metas e acabam pressionando professores a cumprir os planejamentos em
tempos apertados o que acaba desqualificando a educação.
É preciso estar sempre
questionando essa organização de tempo para cada vez mais ter uma educação de
qualidade.
Reescrita de publicação em 18/10/2016
Endereço do Blog : https://taniaantoniazzi.blogspot.com/2016/10/organizacao-do-tempo-escolar-26092016.html
Referências
http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacao-escolar/organizacao-tempo-escolar.htm
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