segunda-feira, 22 de outubro de 2018


ORGANIZAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR

O tempo escolar ao longo dos anos foi se modificando. Cada escola deve levar em consideração a sua realidade, a sua região e a estrutura de cada espaço escolar.
Quando falamos de tempo escolar deveremos compreender como uma construção social e cultural que pode ser expressado de diferentes maneiras, como um todo, o ano letivo, ou quebrado em dias e períodos.

Enguita (1989) diz:
A sucessão de períodos muito breves – sempre de menos de uma hora – dedicados a matérias muito diferentes entre si, sem necessidade de sequência lógica entre elas, sem atender à melhor ou à pior adequação de seu conteúdo a períodos mais longos ou mais curtos e sem prestar nenhuma atenção à cadência do interesse e do trabalho dos estudantes; em suma, a organização habitual do horário escolar ensina ao estudante que o importante não é a qualidade precisa de seu trabalho, a que o dedica, mas sua duração. A escola é o primeiro cenário em que a criança e o jovem presenciam, aceitam e sofrem a redução de seu trabalho a trabalho abstrato. (ENGUITA, 1989, p.180)
Enguita questiona a quebra do raciocínio e a qualidade quando se prioriza o tempo e não a qualidade do ensino, em relação ma matérias que são ministradas em períodos, muitas vezes quando o professor está no meio de uma explanação precisa interromper porque acabou o período.
Levando em consideração as adversidades de cada região, é preciso focar e reformular a forma em que o tempo escolar é organizado, para melhorar a qualidade do trabalho pedagógico. O professor tem papel importante nessa organização de tempo escolar. Muitas vezes é necessário mudar seu planejamento inicial em função de interesse da turma sobre alguma descoberta, ou pesquisa que despertou a atenção da turma, mas muitas vezes essa descoberta pode ser barrada por falta de tempo, termina o período e já vem outro assunto, outra matéria.
O que questionamos é se esse tempo organizado, rígido, da escola favorece uma aprendizagem autônoma? Valoriza o tempo vivido? Ou apenas segue um planejamento rígido.
Muitas vezes as escolas precisam cumprir metas e acabam pressionando professores a cumprir os planejamentos em tempos apertados o que acaba desqualificando a educação.
É preciso estar sempre questionando essa organização de tempo para cada vez mais ter uma educação de qualidade.


Reescrita de publicação em  18/10/2016
Referências
http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacao-escolar/organizacao-tempo-escolar.htm


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