sexta-feira, 4 de maio de 2018


Linguagem Oral
Após assistir os vídeos e somando com o estudo dos textos até o momento, na interdisciplina de Linguagem e Educação, podemos perceber que a linguagem oral se forma bem cedo. O choro dos bebes bem pequenos é uma forma de comunicação, é através do choro que eles manifestam sua insatisfação com alguma coisa, ou incômodo. Os bebês prestam muita atenção nas conversas dos adultos, isso já é a formação da linguagem oral. A repetição de palavras ajuda na construção da linguagem.
Segundo Piaget, a conquista da primeira fase do desenvolvimento é   incorporada num sistema maior, reconstruindo as novas descobertas. Aceita que os fatores internos preponderam sobre os externos. Então os bebês vão construindo suas descobertas juntando os fatores internos e a interação com as pessoas de seu ciclo de convivência.
Piaget a aquisição da linguagem encontra-se, portanto, atrelada à constituição da capacidade humana de representar, isto é, de diferenciar significantes e significados, e por isso, ao exercício da função simbólica. Isso não significa que a linguagem, uma vez adquirida, possa contribuir, decididamente, em troca, para a evolução da função simbólica em seu conjunto e particularmente para a evolução do pensamento. 
Piaget acreditava que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com o estágio de desenvolvimento em que esta se encontra. Vygotsky se opõem a esta opinião, de que a construção do conhecimento proceda do individual para o social, ele considera que quanto maior o desenvolvimento maior será a aprendizagem do sujeito. Um bebe que não é estimulado, levará mais tempo para desenvolver a linguagem oral que um bebe que tem mais estímulos.
Para Vygotsky a questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio, através da interação social com materiais fornecidos pela cultura surgindo os processos mentais. Ou seja, dependendo do ambiente em que criança vive, quando esse ambiente varia seu desenvolvimento também sofrerá alterações.
Em sala de aula, trabalhamos embasados nos dois teóricos. Por um lado, sabendo que as crianças irão passar pelas fases do desenvolvimento, evoluindo o pensamento. E por outo lado, estimulando nossos alunos para desenvolverem cada vez mais a linguagem oral, através de atividades que sejam prazerosos e didáticas ao mesmo tempo.

Referências
MONTOYA, Adrián Oscar Dongo,  PENSAMENTO E LINGUAGEM: PERCURSO PIAGETIANO DE INVESTIGAÇÃO - http://www.scielo.br/pdf/pe/v11n1/v11n1a14.pdf

Texto aquisição da linguagem – Publicado em 22 Júlio de 2010 por Samanta Demétrio da Silva



Um comentário:

  1. Olá, para Vygotsky o desenvolvimento se da através da linguagem, a criança começa a desenvolver a linguagem através de estímulos, no começo ele se manifesta através do choro, de gritos, movimentos diferentes, e pouco a pouco começa o balbuciar, e vai adquirindo a fala.
    Abraços






    ResponderExcluir